Após ficar no empate com o América-MG, por 1 a 1, na noite de sexta-feira (7), na Vila Capanema, o Paraná tenta recuperar-se e somar pontos fora de Curitiba. O Tricolor tem dois desafios seguidos longe de casa, contra o Vila Nova na próxima terça-feira (11), às 20h30, no Serra Dourada, e contra o Oeste na sexta-feira (14), às 19h15, no Estádio Bento Freitas. O Tricolor é o 12º colocado com 17 pontos, a três do G4.
TABELA: Veja a classificação da Série B
Para isso, o Paraná terá de melhorar o desempenho longe da Vila Capanema nesta Série B. Até aqui, são seis jogos fora, apenas uma vitória e seis pontos somados. Para o zagueiro e capitão Eduardo Brock, os dois confrontos farão bem ao Tricolor, pois a pressão da torcida diminui. Mas, segundo ele, para trazer os pontos para Curitiba, o time precisa ser protagonista das partidas.
“Acho que nosso maior desafio é ser protagonista, chegar mais ao gol. Temos plenas condições de fazer bons jogos fora. É visível você olhar para a tabela do Campeonato Brasileiro e ver o quanto é disputada a Série B, o quanto os times estão perto. Então, o Paraná tem plenas condições de chegar em um jogo fora de casa e conseguir trazer os três pontos, porque aí fica tudo correto, todo mundo é bom e o Paraná encosta novamente no G4”, declarou em entrevista coletiva.
Um aspecto que pode ajudar o Tricolor a melhorar seu desempenho fora são as novas opções no setor ofensivo. O meia João Pedro e o centroavante Alemão fizeram o primeiro jogo com a camisa do Paraná diante do América-MG. Além disso, Rafhael Lucas estreou como titular na vaga do suspenso Felipe Alves. Segundo o técnico Cristian de Souza, a estreia dos atletas reforçou e equilibrou o Paraná dentro de campo, dando outra cara ao time.
“Temos que comemorar essa melhora na questão ofensiva. O Paraná foi um time mais equilibrado na questão ofensiva e defensiva”, afirmou. “Mudou um pouco a característica do nosso time com a entrada do João Pedro, voltamos a ter um pé esquerdo após a lesão do Biteco, e a referência do Rafhael que entrou, segurou a bola, deu tempo. Acho que esses foram pontos que a gente ganhou dos últimos jogos e conseguimos trabalhar mais a bola no campo ofensivo”, completou Cristian.
A chegada de novas opções também pode ajudar o Tricolor a melhorar os números do ataque. Em 11 jogos, o Paraná tem apenas 10 gols. Apenas contra o Náutico (2 a 1) e Goiás (2 a 0) que o time conseguiu marcar mais de um gol na partida.