O volante Gabriel Furtado, de apenas 17 anos, surpreendeu o Paraná ao estrear na Série A, no último domingo (25), vestindo a camisa do Palmeiras. Jogador das categorias de base do Tricolor, ele foi emprestado ao sub-23 da equipe paulista em março, mas chamou a atenção do técnico Cuca e foi titular na vitória sobre a Ponte Preta mesmo em um dos elencos mais caros do Brasil.
“Para nós foi uma surpresa boa ver ele jogando. Ele vai se desenvolver. Eu vejo como um ganho para o clube o empréstimo. No Paraná, não temos categorias sub-23, então lá ele pode se desenvolver”, comemora Ricardo Lima, diretor das categorias da base tricolor.
Paraná recebe dinheiro, jogador e aluga Vila Capanema para o Atlético
Leia a matéria completaJogadores nascidos em 1999, caso de Gabriel Furtado, perdem espaço no Paraná, que só tem equipes na base até o sub-19, categoria com competições de menor relevância nacional. O volante está emprestado ao Palmeiras até o final de janeiro, quando acaba a da Copa São Paulo de Juniores. Há um valor estipulado de compra para os paulistas, mas a quantia não é divulgada.
“Antes de fazer qualquer empréstimo desses garotos, renovamos e prolongamos os contratos. E nenhum desses atletas tem a venda estipulada em 100%. Geralmente é 50% dos direitos, para nós ainda termos a nossa porcentagem futura. Não formamos atletas para emprestar para ninguém. Isso acontece por desenvolvimento dos meninos e do próprio mercado”, ressalta o diretor.
LEIA TAMBÉM: Após retorno ao Paraná, promessa diz que “politicagem” de clubes o tirou do Atlético
Também da base paranista,o irmão gêmeo de Gabriel, Rafael Furtado, foi emprestado ao Atlético-MG para ganhar experiência. O zagueiro Willian, também de 17 anos, seguiu o mesmo caminho dos irmãos e está no Palmeiras por empréstimo. Porém, ele nasceu em 2000 e está com o elenco sub-20 palmeirense.
“O Gabriel participava dos treinamentos dos profissionais no Palmeiras já com o Eduardo Baptista, assim como os outros garotos. E o Cuca resolveu dar a chance. Ele é um menino com um futuro promissor”, diz Hélcio Alisk, agente do atleta e que no ano passado teve curta passagem como diretor de futebol do Paraná.
O ex-volante e ídolo paranista também é o empresário de Willian e Rafael Furtado.“Eu tenho contatos bons dentro do Palmeiras, assim como no Atlético-MG. Cuido da carreira de vários meninos no Paraná. Os clubes demonstraram o interesse e eu fiz a ponte”, explica.
O Tricolor ainda tem outros dois jogadores da base emprestados. São eles o lateral-direito Birigui, 18, e o meia-atacante Alesson, 18, que estão nas categorias de base da Ponte Preta.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião