Querendo encerrar o jejum de títulos, o Paraná dá a largada no Paranaense nesta quarta-feira (17), às 21h45, quando enfrenta o União fora de casa. Já são 12 anos que o Tricolor não levanta a taça - a última vez foi em 2006, quando derrotou o Adap na decisão. Agora, o clube tenta aproveitar a boa fase para estrear com vitória no estádio Anilado, em Francisco Beltrão. Veja a ficha técnica do jogo.
O cenário atual é favorável ao Paraná. Impulsionado pelo acesso à Série A do Brasileirão, o time paranista pode se aproveitar do Atlético utilizar um time de aspirantes e do Coritiba apostar nos jovens jogadores depois do rebaixamento.
>> PARANAENSE 2018: confira a tabela do Estadual
No período sem troféus, o Tricolor passou por situações complicadas. Em 2011, sofreu o descenso para a Divisão de Acesso, um vexame para um clube do porte do Paraná. Retornou à Primeira Divisão local no ano seguinte.
Já em 2014, sofreu uma eliminação dolorida. Após ter vencido o time sub-23 do Atlético por 2 a 1 no jogo de ida da semifinal, perdeu por 2 a 0 dentro da Vila Capanema, lotada, e saiu do torneio.
Outra derrota difícil de engolir ocorreu no ano passado. Por causa de uma confusão no campeonato, detonado pela punição ao J. Malucelli no Caso Getterson, o Paraná acabou encontrando com o Atlético logo nas quartas, quando o adversário deveria ser o Rio Branco. E foi eliminado.
Sem promessas
Apesar da responsabilidade, o técnico Wagner Lopes prefere não falar em título estadual. Para ele, é preciso ter em mente que existe o trabalho de formatação da equipe nesses primeiros meses do ano.
“Tem que tomar cuidado com o que a gente promete. Todos os clubes querem ser campeão. Não é uma desculpa porque eu não gosto de perder nem no par ou ímpar. A prioridade maior é que o torcedor continue tendo orgulho do nosso time”, declarou o comandante paranista.
Com a perda de sete jogadores do time titular do acesso e a chegada de onze contratações, Lopes deve mandar à campo apenas duas caras novas: o zagueiro Neris e o meia João Paulo. Já Alex Santana fará sua reestreia com a camisa paranista.
No gol, Richard e Luís Carlos foram vetados pelo departamento médico. Com isso, o jovem Hugo, de 20 anos, ganha a chance de defender a meta tricolor no primeiro duelo do clube em 2018.
Ficha técnica
Paraná: Hugo; Junior, Rayan, Neris e Igor; Alex Santana, Zezinho e João Paulo; Vitor Feijão, Minho e Alemão Júnior. Técnico: Wagner Lopes.
União: Marcos Paulo, Julio Lopes, Júnior, Wellington Monteiro, Thiaguinho, Sorbara, Casimiro, Sato, William, Vieira e Marquinhos Cambalhota. Técnico: Ivair Censi.
Arbitragem: Paulo Roberto Alves Jr., auxiliado por Luiz Henrique de Sousa e Giovani Marcos Matielo.
Transmissão: RPC
Fique de olho
João Paulo
Recém-chegado, JP assume a responsabilidade de vestir a camisa 10 deixada por Renatinho. Será a estreia do atleta de 27 anos pelo Paraná.
A taça Caio Júnior é obrigação!
— DeneRafael (@DenerVale) January 16, 2018
Só pelo tÃtulo
— Rick (@RicardoLuizdos8) 16 de janeiro de 2018
Eu acredito que temos que utilizar o estadual para montagem do elenco para o brasileirão. O clube entra numa competição para vencer e ser campeão, mas tenho certeza que isso deverá ser tratado como um segundo plano, sem desmerecer o campeonato.
— Vinicius da Cunha (@ViniciusCunha25) January 17, 2018
VEJA TAMBÉM:
>> COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR: confira a tabela completa da competição
>> MERCADO DA BOLA INTERNACIONAL: siga a janela de transferências na Europa
>> COPA DO BRASIL: confira o chaveamento completo do torneio
>> LIBERTADORES: veja como ficaram os grupos e os duelos da fase preliminar
>> COPA SUL-AMERICANA: veja todos os confrontos do mata-mata continental
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião