O Paraná tem, atualmente, dez marcas estampando a camisa do clube, um número maior do que em anos anteriores. Em 2019, por exemplo, em jogos da Série B, foram sete, mesma quantidade do Brasileirão 2018, na Série A. Ações e parcerias pontuais não entraram para o levantamento.
Neste ano, o time conseguiu angariar uma quantidade relevante de patrocinadores. A última marca a se juntar ao Tricolor foi a Multiloja, no início de outubro. Em setembro, o time tinha anunciado a Britânia como mais uma parceria para a temporada. Os demais patrocinadores atuais são: Claro, Estadium.bet, Above, Foxlux, Famastil, Viação Graciosa, Malires e Luto Araucária.
Procurado para comentar sobre as estratégias de marketing deste ano e a parceria com os próprios patrocinadores, o Paraná se recusou a participar da reportagem.
Apoio das marcas e pedidas mais baixas
Apesar de o Paraná ter começado muito bem na Segundona, inclusive liderando a competição e permanecendo no G4 por 12 rodadas, esse não foi um fator isolado para atrair mais patrocinadores. É o que explica Erich Betting, consultor de marketing esportivo .
"Não é apenas a performance esportiva que leva uma marca a investir num patrocínio. Logicamente ajuda o time ir bem, mas não é só isso o que explica", disse.
Para o especialista, ao contrário do que se imaginou, o cenário de pandemia do coronavírus contribuiu para que as marcas investissem no futebol.
"Os clubes entenderam que o valor ideal de um patrocínio não é o quanto o clube quer ganhar, mas aquele que faz o negócio acontecer. A crise da Covid-19 mostrou aos clubes que é preciso ter receita. Então as pedidas ficam geralmente mais baixas, facilitando o negócio", comentou.
Por causa da pandemia, algumas empresas mantiveram a verba que tinham para outros fins parada, o que pode explicar mais aporte ao futebol.
"Houve, também, uma mudança de investimento das empresas. Sem eventos que juntem as pessoas, as marcas passaram a priorizar investimento em mídia. E o futebol, nesse caso, é um investimento com alto potencial de retorno em exposição de marca", detalhou.
Patrocínios do Paraná: quantidade x valor investido
Quando frequentou a elite do futebol brasileiro, a equipe paranista fechou a participação com sete marcas patrocinadoras, além da empresa que fornecia os uniformes e que aparecia nos materiais de divulgação.
Apesar da maior visibilidade que o time pudesse ter na Primeira Divisão, Betting detalha que os valores envolvidos na elite nacional são mais difíceis das marcas atingirem, por isso, o time pode ter fechado com um número menor de patrocinadores na ocasião. Além disso, o cenário econômico era diferente.
"Os valores envolvendo a Série B costumam ser menores do que quando o clube está na Série A. Em 2018, num cenário pré-eleição, o investimento ficou em segundo plano", falou.
Grana das marcas pode impulsionar Paraná em campo
Em baixa na Série B, o Paraná é sexto colocado com 24 pontos e está sem vencer há seis jogos. Entretanto, o fato de existir uma maior oferta de patrocinadores pode contribuir para o Tricolor ter reflexos em campo no restante da competição, como aponta Betting.
"Sem dúvida que o aporte financeiro ajuda o clube a ter as contas equilibradas e, assim, certa tranquilidade para gerenciar o dia a dia da instituição. Em tese, mais patrocínio significa mais dinheiro em caixa, menos atraso em pagamento de salários e atletas mais focados em jogar", finalizou.
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