O Paraná volta à ação no Brasileiro de maneira bem diferente da planejada há 35 dias, quando o campeonato parou para a disputa da Copa do Mundo. A expectativa do Tricolor era se reforçar para chegar forte na luta para sair da zona de rebaixamento logo nas primeiras rodadas pós-Mundial. A primeira missão é contra o Vitória, no Barradão, às 21 horas desta quarta-feira. Sem os esperados reforços para esse duelo e com perdas no elenco, os holofotes e as esperanças paranaenses recaem sobre Rogério Micale e os frutos de seu trabalho durante o tempo de espera pela reestreia.
Micale esperava a apresentação de três a quatro reforços de peso durante a paralisação da Série A. Ganhou dois. O meia-atacante Rodolfo e o meia Nadson chegaram com moral na Vila Capanema. Mas não jogam em Salvador. O primeiro por questões burocráticas; o segundo, por dores musculares. Não são os únicos desfalques do minguado elenco paranista.
TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos do Brasileirão
MERCADO: Veja quem chegou e quem saiu durante a pausa da Copa do Mundo
O zagueiro Cléber Reis, titular absoluto, foi afastado por indisciplina nesta segunda-feira (16). O meia Biteco, que o técnico esperava ter finalmente com 100% de sua condição física na retomada do Brasileiro, se lesionou durante as miniférias que o grupo ganhou após a 12ª rodada. Esses pelo menos seguem no plantel, ao contrário do também defensor Néris, que trocou o Paraná pelo Boavista de Portugal.
Com tantos problemas para contornar, cabe a Micale mostrar serviço. A meta será, praticamente, fazer mais com menos. Talvez não muito menos. Se lamenta ausências importantes, o comandante paranista também vem ressaltando nas últimas semanas a evolução de jogadores durante as atividades de intertemporada, como o volante Alex Santana, seu provável novo titular no meio de campo - o time não foi antecipado pelo técnico.
MARKETING: Brasileiro volta com novo nome após a Copa do Mundo
Foram vários testes para encontrar uma formação ideal e encontrar alternativas dentro do elenco. O treinador campeão olímpico também destacou a intensidade dos trabalhos táticos, na busca por alternativas de sistema dentro da mesma partida. “A parada foi muito boa. A expectativa, pelos treinos, é voltar mais forte e sair o mais rapidamente da zona de rebaixamento”, falou o técnico.
“Tento organizar a equipe, ter um conjunto compactado. E com a bola, se o adversário deixar, ter o controle do jogo. Se ele não permitir, usamos transições em velocidade. Trabalhei todos esses aspectos. O jogo é que vai definir qual a melhor situação. Se a transição, manter a posse de bola, pressionar a marcação com linha alta, esperar o adversário. Trabalhamos tudo”, resumiu.
O desempenho do Tricolor nesta quarta-feira, em jogo que pode tirá-lo da ZR, passará muito pelas virtudes de Micale.
Ficha Técnica
Vitória: Elias; Bryan, Aderllan, Bruno Bispo e Jeferson; Arouca, Fillipe Souto, Lucas Fernandes e Guilherme Costa; Erick e André Lima. Técnico: Vagner Mancini.
Paraná: Thiago Rodrigues; Júnior, Charles, Rayan e Igor; Leandro Vilela, Alex Santana e Carlos Eduardo; Silvinho, Raphael Alemão e Léo Itaperuna. Técnico: Rogério Micale
Arbitragem: Savio Pereira Sampaio, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e Ciro Chaban Junqueira, todos do Distrito Federal.
Transmissão: Premiere. A Gazeta do Povo acompanha em tempo real.
Fique de Olho
Alex Santana
O jogador que chegou até a treinar separado do grupo esse ano, vem reconquistando espaço e ganhando moral na Vila Capanema. No amistoso contra o River Plate do Uruguai, Micale rasgou elogios ao volante e a expectativa é que Alex Santana volte a ter boas apresentações com a camisa tricolor.
É possível acompanhar o jogo Vitória x Paraná no tempo real da Gazeta do Povo
###
###
Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018
O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!
***
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas