Aos 19 anos, Jhonny Lucas desembarcou em 21 de agosto na bucólica Sint-Truiden para consumar um sonho que mobilizou sua família inteira na última década: jogar no futebol europeu.
Cria do Paraná desde o futsal na sede da Kennedy, o atleta fechou com o modesto Sint-Truidense. O Tricolor não revela os valores da transação. “A Bélgica caiu do céu para mim e o Sint-Truidense é o clube ideal”, comemora Jhonny.
A ida para a região flamenga representa novos desafios profissionais e pessoais. Além de se adaptar ao futebol praticado no país, o atleta encara as dificuldades com os novos idiomas e, claro, a adaptação à culinária local, tradicional reclamação de atletas brasileiros no exterior.
“Nos primeiros dias ficamos em hotel e foi difícil. Não tem feijão e nem arroz. E tudo tem batata”, brinca Jhonny. Os primeiros dias no Velho Continente têm a companhia de seu pai, Mario Vieira, o Mazola, e de seu fisioterapeuta particular, Cid Araújo.
Na sequência, o restante da família irá também, contando com dois irmãos jogadores que também sonham em atuar na Europa, além de um terceiro irmão que estudará para virar treinador.
“A partir do quarto dia fomos para o apartamento escolhido pelo clube, aí o Mazola e o Cid pilotam a cozinha. Aí comemos como no Brasil. E, se faltar algo, pedimos pela internet”, conta.
“Morando no estádio”
Jhonny Lucas vive em um apartamento com sacada em um prédio baixo situado no mesmo complexo do estádio Stayen, com capacidade para 14,6 mil espectadores. O espaço do Sint-Truidense conta ainda com mercado, shopping, padaria, lojas e academia.
Além do estádio, o clube tem um centro de treinamentos simples e funcional, com dois campos de grama natural e um de piso sintético.
“O clube nos chamou a atenção por priorizar jogadores jovens e não ter tanta pressão por títulos”, explica o novo camisa 33 do clube belga que revelou Marc Wilmots, um dos grandes jogadores da história do país.
Próximos jogos do Paraná
- Paraná x Vila Nova - 30/8, 19h15
- CRB x Paraná - 5/9, às 19h15
- Paraná x Cuiabá - 14/9, 19h
- Guarani x Paraná - 21/9, 11h
Deixe sua opinião