Depois de 10 anos de angústia e sofrimento na Série B, o Paraná finalmente está de volta à elite do futebol brasileiro. Com uma rodada de antecedência, o Tricolor garantiu o acesso com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB, neste sábado (18), no estádio Rei Pelé, em Maceió. O gol foi contra, marcado pelo zagueiro Audálio, aos 17 minutos do segundo tempo.
Tensão e ansiedade resumem a semana paranista no Nordeste que culminou no acesso. Teve de tudo. Atuação desastrosa no Recife, cobranças, viagem de ônibus que deu tudo errado. O empate diante do Santa Cruz, na rodada anterior, e a aproximação de Londrina e Oeste ainda causaram temor ao clube paranista, que entrou com a obrigação de vencer em Alagoas.
TABELA: veja a classificação da Série B do Brasileiro
GALERIA: veja imagens do jogo histórico no Estádio Rei Pelé
Entretanto, o Paraná fez uma preparação digna de final de Copa do Mundo para o duelo no Rei Pelé, com táticas especiais para cada combinação de resultados enquanto Londrina e Oeste jogavam. Ambos tropeçaram. As entradas dos atacantes Felipe Alves e Alemão, por exemplo, já estavam programadas no segundo tempo para o Tricolor vencer a partida.
Outra diferença é que frente ao CRB a equipe paranista entrou ligada. Para o clube, era agora ou nunca. Foi assim com Richard; Cristovam, Iago Maidana, Eduardo Brock e Rayan; Leandro Vilela (Gabriel Dias), Vinicius Kiss, Zezinho (Alemão) e Renatinho; Vitor Feijão (Felipe Alves) e Robson.
FICHA TÉCNICA: Veja como foi CRB x Paraná
Mas nem Renatinho, Eduardo Brock, Richard, ou algum cartola foi maior que o torcedor paranista, o grande responsável pelo acesso. Foram 10 anos de sofrimento e agonia. Tudo teve fim graças aos paranista que abraçaram o time.
Mesmo restando a última rodada com o Boa Esporte, na Vila Capanema, o Tricolor já garantiu o status de melhor mandante da competição e não será mais superado. Dos 63 pontos somados até o momento, 44 deles foram conquistados no Durival Britto. O próximo sábado será dia de coroar a campanha histórica que voltou a colocar o Tricolor na elite do futebol nacional.
Confira abaixo como foi a festa dos jogadores, comissão técnica e diretoria no gramado do Estádio Rei Pelé, em Maceió.
Veja quem foram os destaques da partida:
Craque
Matheus Costa
O técnico conseguiu dar um baque no elenco. Mesmo com jogadores jovens e a maioria inexperientes, assim como o próprio treinador, o time entrou em campo comprometido em devolver o Paraná para a Série A.
Bonde
Audálio
O zagueiro fez uma lambança no gol paranista. A jogada foi feita por Alemão, que tocou na saída, mas o defendor marcou contra.
Guerreiros
Renatinho e Richard
O meia foi o grande destaque da campanha do acesso. Mesmo alterando altos e baixos e sempre atuando melhor na Vila do que fora de casa, ele marcou gols e deus assistências decisivas. Foi o artilheiro do time com nove gols. Já o goleiro foi fundamental e cravou seu nome na história do clube com apenas 33 partidas. A defesa na vitória sobre o Vila Nova e no segundo tempo, diante do CRB, ficaram marcadas na memória dos torcedores para sempre.
Gols
Segundo tempo
0 x 1 (17 min) - Alemão chegou na linha de fundo e bateu cruzado. A bola explodiu no zagueiro Audálio, que marcou contra.
Próximo jogo:
CRB: América-MG (fora)
Confira a ficha técnica e veja como foi o lance a lance da partida:
Veja imagens da partida no Estádio Rei Pelé. As fotos são de Albari Rosa/Gazeta do Povo
***
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião