Tricolores
Manto sagrado
O Paraná conta com uma ajuda divina para buscar a recuperação. Ontem, o polonês Tadeu Kawalec o Tadeu do Pierogi esteve na Vila para entregar aos jogadores uma toalha do Tricolor que foi abençoada pelo Papa Bento XVI em Roma. O objeto foi emoldurado e será colocado no vestiário do estádio.
Caxumba
Afastado dos gramados por causa de uma caxumba, Júnior Urso foi novamente vetado pela comissão médica. Precaução que virou motivo de brincadeira para o técnico Roberto Fonseca. "De repente o Júnior vai ter de trabalhar um pouco mais para ter filho", afirmou, aos risos.
Diego
O atacante Diego já tem novo clube. O jogador treinou ontem no Avaí. Segundo Rafael Botelho, diretor jurídico de futebol da Traffic, Diego ainda não assinou com o Avaí, mas já tem tudo certo para ficar até dezembro de 2012. A empresa é sócia majoritária nos direitos econômicos do jogador revelado pelo Paraná.
A chave da chegada à Primeira Divisão para o Paraná passa por melhorar o rendimento nos confrontos diretos com concorrentes ao acesso. No primeiro turno da Série B, o Tricolor somou apenas cinco dos 27 pontos diante das equipes que ocupam o atual "top 10" da competição (aproveitamento de 18,5%).
Neste sábado, o desafio é contra a líder Portuguesa, a partir das 16h20, em São Paulo.
O mau retrospecto nos "duelos de seis pontos" também ajuda a explicar o momento conturbado pelo qual passa o Paraná na competição. Nas últimas sete partidas, o time colecionou duas vitórias, dois empates e três derrotas. Perdeu inclusive para Ponte Preta (1 a 0) e Sport (2 a 1) na Vila Capanema, sofrendo gols no contra-ataque o que servirá de experiência na visita ao Estádio do Canindé.
"Foi uma lição para nós, porque antes desses jogos tínhamos uma característica de marcação muito forte e saída rápida, e nós começamos a querer jogar", lamenta o técnico Roberto Fonseca, indicando que um empate naquelas duas ocasiões teria sido importante. "Hoje nós teríamos dois pontos a mais, e os adversários dois a menos."
Atualmente o Paraná soma 31 pontos, a dois do G4. Dos dez melhores do campeonato, a equipe perdeu no primeiro turno para Bragantino, Americana, Vitória, Barueri, Ponte e Sport. Ainda empatou com Lusa e Náutico, e só bateu o Criciúma curiosamente, fora de casa.
Apenas uma vitória neste fim de semana é capaz de recolocar os paranistas no grupo dos quatro primeiros, dependendo ainda do resultado do jogo entre Americana e Asa, no interior de São Paulo.
"A Portuguesa está fazendo um excelente campeonato, mas temos plenas condições de entrar no G4 agora", comenta o goleiro Luís Carlos, que será titular pela segunda vez seguida.
O prata da casa é um dos únicos jogadores confirmados no Canindé. Fonseca fechou para a imprensa os dois últimos treinos e faz mistério, mas a tendência é a escalação ter duas linhas de quatro. O meia Welington, os volantes Júnior Urso e Cambará, o zagueiro Cris e o goleiro Zé Carlos estão vetados pelo departamento médico, enquanto o volante Serginho cumpre suspensão automática pela expulsão na última partida.
Ao vivo
Portuguesa x Paraná, às 16h20, na RPC TV e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião