O Paraná voltou a demonstrar um bom futebol e deixou a vitória escapar no último minuto da partida, nesta quinta-feira, no Mineirão em Belo Horizonte. Mesmo assim, o empate por 2 a 2 contra o Cruzeiro foi um bom resultado. O Tricolor voltou para a quinta posição, com 50 pontos, e volta a respirar os ares da Libertadores da América. (Assista aos gols da partida)
Com o mesmo número de pontos do Vasco, o Paraná tem duas vitórias a mais que o time carioca e leva vantagem na tabela. O resultado também foi bom porque deixou um adversário direito, o Cruzeiro, para trás na classificação. Na próxima rodada, o Tricolor recebe o Palmeiras, domingo na Vila Capanema.
Determinação e consciência tática
Com três zagueiros e três volantes, o Paraná foi para a partida no Mineirão disposto a marcar muito e explorar os contra-ataques com os rápidos Cristiano e Leonardo. Na etapa inicial, apenas a primeira parte da equação funcionou. Beto e Batista não conseguiam alimentar o ataque paranista.
Com o apoio da torcida, o Cruzeiro foi para cima desde os minutos iniciais. O time mineiro teve o domínio do jogo no primeiro tempo, pois o Paraná recuou demais e chamou perigosamente a Raposa para cima. Porém, apesar de ter a posse de bola, as melhores chances de gol da primeira etapa foram do Paraná.
Batista, Beto e Leonardo apareceram na cara do goleiro Fábio, mas os três falharam na finalização. As melhores chances foram com os dois volantes, depois dos 40 minutos. Mesmo recuado, o Paraná não sofreu muitos perigos. Para o segundo tempo, o técnico Caio Júnior tirou um volante e colocou o meia-atacante Sandro.
Batista, que tinha cartão amarelo e não fez um bom primeiro tempo, foi sacado. A mudança foi fundamental. Sandro deu mais força ofensiva ao Tricolor e anotou os dois gols paranistas. Pierre, à frente dos três zagueiros, marcou muito e fez uma grande partida.
Aos oito minutos, Caio Júnior precisou fazer outra alteração, agora por contusão. Saiu Neguete para a entrada de João Paulo. A consistência da zaga Tricolor ficou a mesma. Edmilson fez uma grande partida, não perdeu nenhuma bola e ainda fez bons lançamentos para o ataque. Gustavo também foi seguro na zaga.
Melhor posicionado em campo, o Tricolor achou espaços no meio campo do Cruzeiro e chegou ao primeiro gol, aos 12 minutos. Em rápido contra-ataque, Leonardo deixou Sandro na cara do goleiro Fábio. Sandro deu um toque sutil e venceu o goleiro cruzeirense.
O Cruzeiro foi com tudo para cima e abriu mais espaços para o Paraná. Leonardo perdeu um gol incrível, aos 29. O atacante tentou o passe para trás e desperdiçou grande ataque. A pressão do Cruzeiro resultou em gol. Na única falha da zaga paranista, Ferreira dominou no peito e soltou uma bomba na trave. No rebote, Gabriel ficou livre para marcar.
O empate animou a Raposa, que se descuidou na defesa. Novamente com velocidade, Leonardo deu outro passe majestoso para Sandro, que deu um toque de leve e encobriu o goleiro Fábio. 2 a 1 e o gosto da vitória na garganta, aos 42.
Três minutos depois veio o empate. No abafa, Gabriel chutou cruzado e Flávio não conseguiu defender. A bola tocou na mão do goleiro e foi para as redes, aos 45. Empate no Mineirão e Paraná novamente na zona da Libertadores.
Veja também:
Confira os detalhes da partida no lance a lance da GPol
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia