Kelvin
A multa rescisória que pode tirar o jovem atacante Kelvin do Paraná ainda não foi depositada pelo grupo de investidores que havia afirmado que o faria na última sexta-feira. Mesmo assim, a saída do jogador está praticamente sacramentada apenas o destino dele é uma incógnita. O Atlético-MG surgiu como o principal interessado, inclusive com confirmação da diretoria Tricolor, mas o Palmeiras pode ter entrado na briga após desistir da negociação com Ronaldinho Gaúcho. "Aqui ele não joga mais", sacramentou o presidente Aquilino Romani.
Após uma semana de muito segredo, indefinições e um pacote de reforços, o técnico Roberto Cavalo começou a destrinchar o time que pode ser a base do Paraná no Estadual e que entrará em campo amanhã contra o Cerro Porteño, em amistoso na Vila Capanema. Ontem, no primeiro treino aberto à imprensa, a equipe realizou um coletivo no qual apenas três remanescentes da temporada passada iniciaram do lado titular.
Diferentemente do que se viu em 2010, o treinador deixou de lado o sistema 3-5-2 e lançou mão de uma equipe postada com quatro defensores. Cavalo escalou Luís Carlos no gol e a defesa foi composta pelo lateral-esquerdo Henrique, os zagueiros Wellington e Carlinhos, além de Paulo Henrique pela direita. À frente da defesa apareceram os volantes Alan e Serginho. A ligação ficou a cargo de Taianan e Tito, com Paulo Matos e Zé Paulo no ataque. Desses, somente o arqueiro e os laterais estavam no time que terminou a campanha do Brasileiro da Série B.
Em campo, o time buscou jogar em velocidade, com dois atacantes abertos pelas pontas e os meias se revezando para formar uma linha de três na frente. Para proteger a defesa, os volantes permaneceram fixos, sem sair muito para o jogo, assim como os laterais, que subiram em raras ocasiões.
Os gols demoraram para sair, mas vieram em sequência. No primeiro deles, Henrique cobrou falta ensaiada e Tito chutou forte de primeira. Dois minutos depois, o meia marcou novamente, dessa vez em chute de fora da área. O terceiro surgiu após uma cobrança de escanteio que Rafael Vaz que substituiu Wellington na defesa cabeceou dentro da pequena área. Com pouco mais de meia hora de atividade, o treinador fez diversas mudanças, que resultaram em dois gols do time reserva.
O calor e as condições físicas dos jogadores reduziram o coletivo. O preparador físico Marcos Walczak fez inclusive um alerta para o jogo de amanhã. "É bom deixar claro que o amistoso faz parte do treinamento e o torcedor não pode esperar que os jogadores estejam 100% fisicamente". Entretanto, ele afirma que na estreia do Paranaense, no domingo, os atletas chegarão em boas condições, mas que terão de compensar o aspecto físico com vontade.
Para o coletivo, o treinador teve 34 jogadores à disposição, sendo que alguns estão em período de avaliações e aguardam definição da diretoria para fechar contrato. São eles: Chimba, Felipe Mamão, Juliano, Patrick e Ramon.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast