Melhor ataque do Brasileiro com 24 gols, o Paraná aposta no poder de marcação de seu esquema com três zagueiros e mais três volantes no meio-de-campo para vencer o Cruzeiro, hoje, às 16 horas, no Pinheirão.
Quinto colocado com 21 pontos, uma vitória, aliada ao tropeço do Fluminense enfrenta o São Caetano hoje no Rio de Janeiro ou do time reserva do Internacional que amanhã encara o Botafogo em Porto Alegre, coloca o Tricolor pela primeira vez no grupo dos quatro melhores times do campeonato, dentro da zona de classificação à Libertadores 2007.
Para justificar a opção pela marcação, o técnico volta há duas rodadas. Exatamente os mesmos jogadores que iniciam a partida de hoje participaram do segundo tempo do jogo com o Flamengo, em Volta Redonda, quando o time marcou três dos quatro gols da vitória por 4 a 1. "Temos o melhor ataque da competição porque temos uma excelente defesa", afirma, apostando no velho clichê de que o melhor ataque é a defesa. "As escalações sempre se baseiam no adversário e nesse jogo tenho que marcar o forte lado esquerdo do Cruzeiro", revela ele, preocupado em anular o lateral Júlio César, o meia Wágner e o atacante Gil.
Adepto do esquema 3-6-1 que garantiu o título paranaense deste ano à equipe da Vila após um jejum de quase nove anos, Caio Júnior povoará o meio-de-campo com a entrada do volante Goiano no lugar do atacante Leonardo, suspenso pelo terceiro amarelo. Quem também reaparece no Tricolor é o zagueiro Émerson, recuperado de uma cirurgia para correção de um problema crônico no tornozelo direito, e o ala-direito Angelo, que cumpriu suspensão no clássico com o Atlético.
Tornozelo direito também é o problema do meio-campista Sandro, que fica de fora pela segunda partida consecutiva. "Vai ser um jogo de meio-de-campo", assume Caio Júnior. "Sem Leonardo e Sandro fico restrito a uma opção de ataque (a velocidade de Cristiano e Maicosuel). Mas teremos que atacar e marcar do mesmo jeito", indica ele.
O Cruzeiro, por sua vez, virá com força máxima em busca de retomar a liderança tomada pelo São Paulo na última rodada.
O péssimo estado do gramado do Pinheirão é outro fator que deve contribuir para amarrar ainda mais a partida. Apesar de a Federação Paranaense de Futebol (FPF), a dona do campo, ter tentado recuperar a grama do estádio nas últimas semanas, o Pinheirão continua com o incômodo título de pior gramado da Série A.
Em Curitiba
ParanáFlávio; Gustavo, Émerson e Edmilson; Angelo, Goiano, Beto, Batista, Maicosuel e Edinho; Cristiano.Técnico: Caio Júnior.
CruzeiroFábio; Jonathan, Edu Dracena, Thiago Heleno e Júlio César; Jonílson, Martinez, Leandro Bomfim e Wágner; Gil e Alecsandro.Técnico: Paulo César Gusmão.
Estádio: Pinheirão. Horário: 16 horas. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (FIFA RS). Auxs.: Júlio César Rodrigues Santos e Luiz Roberto Porto Guaranha (RS).TV: Paraná x Cruzeiro, às 16h, no Premiere.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura