A noite foi de festa para a torcida paranista. Em mais uma bela apresentação, o tricolor venceu o Botafogo por 2 a 0 e assumiu a terceira posição no Campeonato Brasileiro. Os mais de 12 mil torcedores que estiveram no Pinheirão foram presenteados com uma bela, e disputada partida. Além, é claro, de terem presenciado a quarta vitória seguida do tricolor no Brasileirão.
Durante os 90 minutos, o Paraná esteve muito bem e comandou as principais ações ofensivas da partida. O resultado final não poderia ter sido outro. Entretanto, mesmo saindo com a derrota, o Botafogo foi um grande adversário. Não foi apático durante a partida e correu atrás da igualdade no placar durante todo o jogo.
Primeiro tempo
O Paraná Clube começou incendiando o estádio do Pinheirão. Aos 4 minutos de jogo André Dias recebeu a bola, fez bonito drible no zagueiro, e tocou para as redes do goleiro botafogense. Paraná 1 x 0 Botafogo.
Para quem esperava que o Botafogo iria sentir a pancada sofrida logo no início de jogo, enganou-se. O jogo a partir dali foi eletrizante. Jogadas de perigo surgiam com o passar do tempo para as duas equipes. Os jogadores do Botafogo aplicaram uma marcação muito forte e possibilitou que o ataque carioca tivesse boas oportunidades.
O tricolor continuou jogando com aplicação e ousadia. Com a força vinda das arquibancadas, os jogadores paranistas continuaram a castigar o goleiro Max. Em contra partida, Flávio foi um dos destaques do time do Paraná.
A única unanimidade nas declarações de jogadores e técnicos de ambas as equipes ao final do primeiro tempo, foi a péssima condição do gramado. Problema histórico no Pinheirão, o gramado horrível prejudicou o desempenho de Paraná e Botafogo.
Segundo tempo
Depois da pausa do intervalo, o Paraná voltou a campo com a mesma vontade do primeiro tempo. Tanto é verdade, que já aos 4 minutos do 2º tempo o atacante André Dias recebeu a bola dentro da grande área e recebeu uma falta do zagueiro Rafael Marques. O árbitro Wilson de Souza Mendonça parou a jogada e marcou pênalti para o tricolor.
A torcida, no mesmo instante, gritou em coro o nome de Borges. Ele, como batedor oficial do Paraná, ajeitou a bola e puxou para si a responsabilidade de ampliar o marcador. Com categoria, colocou a bola à esquerda do goleiro Max e balançou as redes cariocas. Foi o 11º gol de Borges no Brasileirão 2005.
O Botafogo, mesmo assim, continuou jogando com a mesma força de vontade que vinha mostrando. Aos 6 minutos do segundo tempo, Jonílson chutou muito forte e obrigou Flávio a fazer grande defesa.
O Paraná voltou a oferecer perigo ao goleiro Max com a impetuosidade do lateral-esquerdo Vicente. Com categoria, entrou na grande área e, à queima roupa, fuzilou o goleiro Max que rebateu para fora. Na cobrança do escanteio, André Dias cabeceou muito bem e novamente Max salvou o Botafogo.
Mais algumas chances surgiram para os dois times. O técnico Lori Sandri promoveu as três substituições colocando o volante Mário César e os meias Chiquinho e Flávio Alex sacando Beto, Thiago Neves e André Dias respectivamente. Destaque, mais uma vez, para o jogador Flávio Alex que atuou muito bem. Paraná 2 x 0 Botafogo.
Paraná 2 x 0 Botafogo.
Local: Pinheirão, em CuritibaÁrbitro: Wílson de Souza Mendonça (SP)Auxiliares: Erick Bartholomeu Antas (SP) e Silva Bandeira Vieira de Souza (SP).Público: 11.178 pagantes (12.225 total)Renda: R$ 85.980,00Cartões Amarelos: Rafael Mussamba (Paraná); Scheidt. Rafael Marques, Jonílson e Guilherme (Botafogo)
Paraná: Flávio, Aderaldo, João Paulo, Marcos e Neto; Beto (Mário César), Rafael Mussamba, Tiago Neves (Chiquinho) e Vicente; Borges e André Dias (Flávio Alex)
Botafogo: Max, Scheidt, Rafael Marques, Juninho (Ramon) e César Prates; Jonílson, Juca, Osiel e Glauber; Alex Alves (Almir) e Guilherme (Reinaldo).
Confira as imagens da vitória tricolor
Veja em vídeo os gols do Paraná e também o desempenho de Coritiba e Atlético