Treze vitórias em 19 partidas. O cálculo é simples e dá a real noção do que o Paraná Clube precisa fazer neste segundo turno da Série B do Brasileirão para ter chances de chegar ao acesso para a Primeira Divisão ao final do ano. O desempenho necessário corresponde a um aproveitamento de 68,42%, exatamente o que o líder Vasco obteve no primeiro turno da Segundona. O primeiro capítulo desta saga no returno acontece nesta terça-feira, às 19h30, quando o Tricolor recebe o Bahia na Vila Capanema.
A Gazeta do Povo On-Line acompanha as emoções do jogo Lance a Lance
Para uma equipe que só conseguiu um desempenho de 42,11% nos primeiros 19 compromissos na Segunda Divisão, ter de dobrar o número de vitórias conquistadas até aqui parece distante e difícil, tanto que alguns sites especializados dão como remotas as chances do Paraná retornar à Série A ainda neste ano. Mas para alcançar os 63 pontos que subiram o Barueri no ano passado com a quarta e última vaga, não resta outra alternativa.
Dentro das quatro linhas, o técnico Sérgio Soares procura manter a matemática longe dos treinamentos, focando todos os esforços apenas em vencer. "Estamos concentrados desde ontem (domingo). Voltamos de uma viagem longa e demos prioridade à recuperação física dos atletas para que entrem bem no jogo. Sei que o grupo tem qualidade e fará o melhor para pontuar. É uma briga direta na tabela e não podemos bobear", afirmou Soares, por intermédio da sua assessoria de imprensa. A preocupação do comandante paranista procede: o Bahia tem os mesmos 24 pontos do Tricolor e está logo atrás na tabela.
Como de praxe, o técnico do Paraná só liberou o aquecimento para ser acompanhado pela imprensa. O restante do treinamento na Vila Capanema foi fechado e sem muitas pistas sobre a real formação do time. Por ora existem duas dúvidas. A primeira é na lateral-direita. O desempenho do volante Luiz Henrique com a camisa 2 em Fortaleza foi muito ruim e o jogador pode perder a titularidade para Marcelo Toscano. O antigo dono da posição, Murilo, segue trabalhando a parte física e ainda não será relacionado.
Já no setor ofensivo, mais uma vez fica a dúvida entre quem começa jogando: Wando ou Rafinha? Ambos também não desempenharam um bom futebol na última rodada, mas Sérgio Soares tende a manter Wando ao lado de Adriano, guardando Rafinha para uma eventual entrada no decorrer da partida. Mais do que mudar os jogadores, Sérgio Soares quer uma mudança de atitude neste returno, o que justifica o bate-papo com o grupo nos últimos dois trabalhos.
"Não adianta fazer um jogo ruim e querer mudar todo mundo", resumiu o treinador. A partida contra o Bahia será a primeira das 10 que o Tricolor fará na Vila Capanema, e o sonho da Série A passa por um aproveitamento impecável dentro de casa.
Bahia
A vitória na última rodada do primeiro turno 2 a 1 sobre o Atlético-GO encheu o Bahia de moral e esperança na busca pelo acesso. A equipe tem a mesma pontuação do Paraná, por isso o confronto direto pode dar fôlego em busca do G-4 ou aproximar a equipe baiana da zona do rebaixamento. Para esta partida, o técnico Sérgio Guedes tem alguns problemas, assim como novidades no time.
Lesionado, o goleiro Marcelo segue fora e Fernando deve continuar como titular. Na zaga, Vinícius retorna após cumprir suspensão e assume a posição de Evaldo, que está suspenso. No meio-campo, Léo Medeiros e Rogério dão lugar a Elton e o jovem Marcone, que venceu a disputa com Hernani e Willames. A dupla de ataque segue a mesma: Jael e Nadson.
PARANÁ CLUBE x BAHIA 25/08/09, às 19h30
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba-PR.
Transmissão: TV Premiere FC; Lance a Lance Gazeta do Povo On-Line.
Árbitro: Cláudio Mercante (Asp. Fifa/PE).
Auxiliares: Marco Antônio Martins (SC) e Eberval Lodetti (SC).
Paraná Ney; Gabriel, Dedimar e Élton; Luiz Henrique (Marcelo Toscano), Adoniran, João Paulo, Davi e Fabinho; Wando (Rafinha) e Adriano. Técnico: Sérgio Soares.
Bahia Fernando; Bebeto, Nen, Vinícius e Rubens Cardoso; Marcone, Elton, Paulo Isidoro e Juninho; Nadson e Jael. Técnico: Sérgio Guedes.
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Sidônio fala em “cortina de fumaça” da extrema-direita nas redes ao tomar posse na Secom
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião