A orientação martela a cabeça dos jogadores do Paraná a cada treinamento. Sempre que pode, o técnico Pintado reúne o elenco para repetir o mantra tricolor neste início Brasileiro: "Temos de jogar bem em qualquer lugar, não importa o campo, não importa o adversário", ensina o ex-volante.
A tática vem dando certo até aqui. Nas duas vezes em que saiu da Vila, o time retornou com seis pontos na bagagem vitória por 2 a 1 sobre o Juventude na despedida de Zetti e virada sobre o Cruzeiro por 4 a 3, as melhores apresentações da equipe na competição.
A terceira viagem acontece hoje, às 18h10, contra o Náutico, no Recife, ambiente propício para o Paraná confirmar o status de único clube com 100% de aproveitamento como visitante no Nacional-07. A crise ronda o Timbu, 15.º colocado com apenas quatro pontos. Próximo da zona de rebaixamento e sem vencer há duas rodadas, o Alvirrubro passou a ser contestado pela torcida, que cobra da diretoria a contratação de reforços.
Como represália, os torcedores não devem repetir o cenário do triunfo por 1 a 0 sobre o São Paulo, quando o Aflitos se transformou num caldeirão para comemorar o primeiro jogo em casa na Série A após 12 anos. A expectativa é de público pequeno nesta noite.
"O campo é pesado e eles sempre molham o gramado um pouco antes do jogo para dificultar ainda mais", revela o lateral Parral, recifense e torcedor do Santa Cruz.
Tendo como base as informações que recebeu do rival, Pintado armou o Tricolor em cima de três princípios: marcação forte, velocidade para contra-atacar e bom aproveitamento nas finalizações.
"Um time organizado possui todas as condições para jogar bem mesmo fora de casa. Temos de nos fazer respeitar e mostrar porque estamos entre os líderes", afirma o treinador.
Ao menos no discurso, os ensinamentos do técnico parecem ter sido assimilados pelos atletas. Se bem que há no grupo quem não considere ruim voltar do Nordeste com um ponto.
"Já joguei algumas vezes no Aflitos e sei bem da pressão que iremos encontrar. Nossa obrigação é fazer com que essa longa viagem valha a pena. Voltar de mãos vazias seria muito triste", diz o zagueiro Daniel Marques. "Só não podemos é perder", reforça o volante Adriano, para orgulho do "professor" Pintado.
Na TV: Náutico x Paraná, às 18h10, no Premiere F.C.
* * * * * *
No RecifeNáutico x Paraná
NáuticoFabiano; Sidny, Cris, Marquinhos e Deleu; Elicarlos, Vágner Rosa, Marcel e Acosta; Kuki e Felipe. Técnico: PC Gusmão.
ParanáMarcos Leandro; Daniel Marques, Neguette e Luís Henrique; Parral, Adriano, Beto, Vandinho e Márcio Careca; Vinícius Pacheco e Josiel. Técnico: Pintado.
Estádio: Aflitos.Horário: 18h10.Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN).Auxs.: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Eduardo Lincoln Neves (RN).
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião