Separados por apenas três pontos, Criciúma e Paraná fazem um confronto direto pelo acesso à Série A hoje, a partir das 16h20, em Santa Catarina. A partida exigirá atenção máxima do Tricolor até o último minuto, e isso não é um simples clichê: o Tigre fez todos os seus gols em casa nesta Segunda Divisão a partir dos 28 minutos do segundo tempo.
Com 17 pontos na tabela, o Criciúma tem o segundo pior ataque do campeonato com apenas 10 gols em 11 rodadas. Desses, seis foram marcados no Estádio Heriberto Hülse, todos no último quarto do tempo regulamentar. O técnico Roberto Fonseca fez questão de mostrar aos jogadores a coincidência, cobrando atenção em tempo integral do elenco.
"Eu fui treinador lá, sei que a torcida exige muito, e por isso o Criciúma é um time que briga até o fim. Eles realmente têm feito esses gols nos minutos finais. Já passamos isso aos atletas", confirma o treinador. "Espero que possam assimilar e que a gente não tome [gol] nem no primeiro e nem no último minuto", emenda.
Invicto em casa, o Criciúma marcou aos 28 e aos 36 minutos do segundo tempo no empate por 2 a 2 com o Guarani; aos 33 na vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino; aos 35 e aos 41 na vitória por 2 a 0 sobre o Goiás; e aos 51 na vitória por 1 a 0 sobre o ASA.
Nos outros dois duelos como mandante, empate por 0 a 0 com Boa e Náutico, o que indica também a força da defesa local, a melhor da Série B com apenas oito gols sofridos.
A amostragem das vezes em que a defesa tricolor foi vencida revela que o time precisa mesmo se preocupar com o apetite do Criciúma nos minutos finais. O Paraná levou 7 gols na segunda etapa 5 depois dos 25 minutos de um total de 11.
Além de Fonseca, que teve uma passagem relâmpago pelo clube catarinense em 2009, o goleiro Zé Carlos e lateral-esquerdo Lima também conhecem bem os meandros do Heriberto Hülse os jogadores foram revelados pelo Tigre.
"Lá é o seguinte: se o time está bem os torcedores estão apoiando; se o time acaba o 1.º tempo com 0 a 0, eles começam a pegar no pé. Temos de aproveitar esse fator", adianta Lima, que jogará improvisado no meio de campo, ao lado de Cambará. Eles substituem o volante Serginho, suspenso, e o meia Welington, desgastado fisicamente. Na lateral, a vaga fica com Luciano Castán. Já na zaga Brinner entra no lugar de Amarildo, poupado por causa de dores musculares.
Correção
Diferentemente do publicado na edição de ontem, o vice-presidente de marketing do Paraná chama-se Vladimir Carvalho.
Ao vivo
Criciúma x Paraná, às 16h20, na RPC TV e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazeta dopovo.com.br).
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Deixe sua opinião