O Paraná não jogou um futebol exuberante, mas fez o suficiente para vencer o Santa Cruz, lanterna do Brasileirão, por 3 a 0. Sem "suar" muito, o Tricolor paranaense chegou ao resultado naturalmente. O primeiro gol foi marcado aos 7 minutos de jogo e os 3.822 torcedores imaginaram que a goleada seria maior.
No entanto, o Paraná diminuiu o ritmo no primeiro tempo e voltou a marcar somente na etapa final. Leonardo e Ângelo definiram a terceira vitória da equipe paranista no Brasileirão, a segunda consecutiva. Com o resultado, o Paraná subiu para 12 pontos e deu um salto na classificação, ficando entre os dez melhores do nacional.
Na próxima rodada, a última antes da parada da Copa do Mundo, o Paraná enfrenta o Goiás, no Serra Dourada. O Santa Cruz joga com o Vasco, no Rio de Janeiro.
O jogo
O Santa Cruz veio com uma proposta de forte marcação, mas demorou apenas 7 minutos para o Paraná marcar o primeiro gol. Batista brigou pela bola na entrada da área e passou para Edinho. O lateral, que voltava à equipe, cruzou rasteiro e Leonardo apenas deslocou o goleiro Juninho. Paraná bonito no placar antes dos dez minutos.
Atrás do placar, o Santa Cruz se soltou mais em campo e começou a assustar o goleiro Flávio. Na frente, Leonardo e Maicossuel criavam boas jogadas. O Tricolor tentava atrair o Santa para sair nos contra-ataques.
O atacante Alex Oliveira se movimentava bastante e conseguia bons lances para os visitantes. Aos 29, cobrando falta que ele próprio sofreu, o atacante deixou a torcida paranista arrepiada no Pinheirão. A bola passou perto do ângulo direito.
A partida esfriou, assim como o clima no Pinheirão, e a partida ganhou ares monótonos depois dos 30 minutos. O Paraná acomodado com o resultado e o Santa Cruz apresentado várias deficiências técnicas. Mesmo com a fragilidade do adversário, o Paraná perdia bolas e cometia faltas excessivas.
Nesse ritmo arrastado, terminou o primeiro tempo. Com o Paraná acomodado sem procurar com mais objetividade o segundo gol e o Santa Cruz sem criatividade para criar jogadas ofensivas.
Segundo tempo
O técnico Caio Júnior promoveu duas alterações para o segundo tempo. Uma de ordem tática e outra por contusão. O goleiro Flávio voltou a sentir dores no pulso e não voltou para a etapa final, Marcos Leandro entrou no seu lugar. A outra mudança foi a entrada de Ângelo no lugar de Serginho.
Goiano foi deslocado para o meio campo, para fazer a função de Serginho. A intenção de Caio Júnior era deixar as duas alas mais velozes. "Quero que o Ângelo vá à linha de fundo assim como o Edinho fez no primeiro tempo", afirmou o técnico paranista.
O Paraná ficou mais rápido no ataque, mas foi do Santa Cruz a melhor chance no início do segundo tempo. Em cobrança de falta, Alex Oliveira errou o cruzamento e quase marcou o gol. A bola foi na trave do goleiro Marcos Leandro, aos 12 minutos. O lance acordou o Paraná e no minuto seguinte marcou o segundo gol.
Em bela jogada de Leonardo, que pegou a bola na intermediária, carregou com velocidade e soltou um forte chute de fora da área, o Tricolor paranaense chegou ao segundo gol na partida. A bola entrou rasteira no canto esquerdo da meta de Juninho.
A postura do Paraná mudou no segundo tempo e mesmo na frente do placar, não deixou de atacar o Santa Cruz. Edinho sofreu falta na entrada da área, aos 19 minutos. Na cobrança com maestria, Ângelo marcou o terceiro gol do Paraná. A bola foi no ângulo, sem chances de defesa.
Com o resultado garantido, o Paraná administrou a partida e não sofreu perigo para levar gols. Caio Júnior ainda tentou mais gols colocando Cristiano no lugar de Sandro, mas o placar já estava definido. Final 3 a 0 para o Paraná.
Veja a ficha técnica da partida
Saiba como ficou a classificação do Brasileirão
Confira os outros resultados da rodada
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião