Adversário
Poupar ou não poupar?
Brigar por uma posição no octogonal que dê direito a uma vaga na Série D, mas sem tirar da cabeça a importante partida contra o Vasco, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima semana. É essa a missão do técnico Lio Evaristo no Corinthians-PR. Para dar conta do recado, o treinador optou por fazer um rodízio de descanso para os titulares. A cada jogo, dois ficam de fora para recarregar as energias. "Vamos conversar amanhã (hoje) para decidir se poupamos alguém. Nossa sequência de jogos tem sido exaustiva e muitos estão demonstrando cansaço. O (Bruno) Batata, por exemplo, se machucou contra o Operário", explicou o técnico do Timãozinho, que só tem o avante como desfalque obrigatório. Poupar atletas depende de conversa com a equipe técnica e com os jogadores. Estes são os mais difíceis de convencer. "Eles querem jogar".
Sem chances de concorrer ao título de campeão estadual, o Paraná agarra-se a outras motivações para somar bons resultados nas quatro partidas restantes no campeonato. Esta noite, a partir das 18h30, os jogadores paranistas começam a partida contra o Corinthians-PR, na Vila Capanema, com vários objetivos: encerrar o Paranaense de forma honrosa, mostrar serviço para disputar a Segundona e assegurar uma vaga para o Tricolor na Copa do Brasil em 2011. Nesta ordem.
"É importante terminar a competição bem porque temos nosso nome a zelar", afirmou o atacante Marcelo Toscano. É também uma espécie de peneira antes da disputa da Série B, daqui a um mês.
Os quatros jogos restantes no Estadual também servem para fortalecer a base formada, que recebe, aos poucos, reforços para a Segundona. "Temos um time razoavelmente bom, com muita consistência defensiva e jogadores interessantes de ataque. Com mais dois ou três atacantes, teremos maior força", disse o técnico Marcelo Oliveira, que esta noite não conta com Pará, suspenso. Em seu lugar, entra o meia Éverton.
Para zagueiro Diego Correia, a motivação para as partidas restantes é buscar a melhor posição na tabela. "Não vai ser nesses jogos (finais) que a diretoria decide quem vai e quem fica. Quem tinha de mostrar alguma coisa em campo, já teve o campeonato inteiro", disse.
O terceiro objetivo é destacado pela diretoria e tem mais valor simbólico do que prático: a vaga na Copa do Brasil sem precisar conferir sua posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, com o 3.º lugar no Estadual.
Pelo regulamento da Copa do Brasil, os três primeiros colocados do Paranaense 2010 garantem a participação na disputa em 2011, com os demais 51 times do país classificados nos certames estaduais. As vagas restantes vão para os dez melhores clubes do RNC que não conseguiram pelos estaduais ou competirão a Copa Libertadores.
Neste ano, por exemplo, Coritiba e Paraná foram escolhidos por esse segundo critério, ocupantes da 14.ª e a 23.ª posição no ranking, respectivamente. A última vaga foi do 29.º colocado, o América de Natal. O Tricolor mantém-se na atual posição para o próximo ano, o que deve lhe assegurar a disputa na competição.
Ao vivo
Paraná x Corinthians-PR, às 18h30, no PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
* * * * * *
Veja a ficha técnica do jogo Paraná X Corinthians-PR:
Em Curitiba
Paraná
Juninho; Irineu, Alessandro Lopes e Luís Henrique; Jefferson, Chicão, João Paulo, Éverton e Diego Correia; Márcio Diogo e Marcelo Toscano.
Técnico: Marcelo Oliveira.
Corinthians-PR
Colombo; Araújo (Saimon), Peixoto, Élton, Leandro e Rodrigo Crasso; Ronaldo, Cícero e Willian; Andrezinho e Cristiano (Lipatín).
Técnico: Lio Evaristo.
Estádio: Vila Capanema. Horário: 18h30. Árbitro: Fábio Filipus. Auxs.: Rogério de Oliveira Costa e Wesley Waldir Marmitt.
Deixe sua opinião