O atacante Toscano gesticula com o técnico Marcelo Oliveira durante o treino de ontem, na Vila Capanema| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

Adversário

Poupar ou não poupar?

Brigar por uma posição no octogonal que dê direito a uma vaga na Série D, mas sem tirar da cabeça a importante partida contra o Vasco, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima semana. É essa a missão do técnico Lio Evaristo no Corinthians-PR. Para dar conta do recado, o treinador optou por fazer um rodízio de descanso para os titulares. A cada jogo, dois ficam de fora para recarregar as energias. "Vamos conversar amanhã (hoje) para decidir se poupamos alguém. Nossa sequência de jogos tem sido exaustiva e muitos estão demonstrando cansaço. O (Bruno) Batata, por exemplo, se machucou contra o Operário", explicou o técnico do Timãozinho, que só tem o avante como desfalque obrigatório. Poupar atletas depende de conversa com a equipe técnica e com os jogadores. Estes são os mais difíceis de convencer. "Eles querem jogar".

CARREGANDO :)

Sem chances de concorrer ao título de campeão estadual, o Paraná agarra-se a outras motivações para somar bons resultados nas quatro partidas restantes no campeonato. Esta noite, a partir das 18h30, os jogadores paranistas começam a partida contra o Corinthians-PR, na Vila Capanema, com vários objetivos: encerrar o Paranaense de forma honrosa, mostrar serviço para disputar a Segundona e assegurar uma vaga para o Tricolor na Copa do Brasil em 2011. Nesta ordem.

"É importante terminar a competição bem porque temos nosso nome a zelar", afirmou o atacante Marcelo Toscano. É também uma espécie de peneira antes da disputa da Série B, daqui a um mês.

Publicidade

Os quatros jogos restantes no Estadual também servem para fortalecer a base formada, que recebe, aos poucos, reforços para a Segundona. "Temos um time razoavelmente bom, com muita consistência defensiva e jogadores interessantes de ataque. Com mais dois ou três atacantes, teremos maior força", disse o técnico Marcelo Oliveira, que esta noite não conta com Pará, suspenso. Em seu lugar, entra o meia Éverton.

Para zagueiro Diego Correia, a motivação para as partidas restantes é buscar a melhor posição na tabela. "Não vai ser nesses jogos (finais) que a diretoria decide quem vai e quem fica. Quem tinha de mostrar alguma coisa em campo, já teve o campeonato inteiro", disse.

O terceiro objetivo é destacado pela diretoria e tem mais valor simbólico do que prático: a vaga na Copa do Brasil sem precisar conferir sua posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, com o 3.º lugar no Estadual.

Pelo regulamento da Copa do Brasil, os três primeiros colocados do Paranaense 2010 garantem a participação na disputa em 2011, com os de­­mais 51 times do país classificados nos certames estaduais. As vagas restantes vão para os dez melhores clubes do RNC que não conseguiram pelos estaduais ou competirão a Copa Libertadores.

Neste ano, por exemplo, Coritiba e Paraná foram escolhidos por esse segundo critério, ocupantes da 14.ª e a 23.ª posição no ranking, respectivamente. A última vaga foi do 29.º colocado, o América de Na­­tal. O Tricolor mantém-se na atual posição para o próximo ano, o que deve lhe assegurar a disputa na competição.

Publicidade

Ao vivo

Paraná x Corinthians-PR, às 18h30, no PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).

* * * * * *

Veja a ficha técnica do jogo Paraná X Corinthians-PR:

Em Curitiba

Publicidade

Paraná

Juninho; Irineu, Alessandro Lopes e Luís Henrique; Jefferson, Chicão, João Paulo, Éverton e Diego Correia; Márcio Diogo e Marcelo Toscano.

Técnico: Marcelo Oliveira.

Corinthians-PR

Colombo; Araújo (Saimon), Peixoto, Élton, Leandro e Rodrigo Crasso; Ronaldo, Cícero e Willian; Andrezinho e Cristiano (Lipatín).

Publicidade

Técnico: Lio Evaristo.

Estádio: Vila Capanema. Horário: 18h30. Ár­­bitro: Fábio Filipus. Auxs.: Rogério de Olive­i­­ra Costa e Wesley Waldir Marmitt.