Dois cenários totalmente diferentes esperam o Paraná após o jogo de hoje, contra o Santos, às 18h10, na Vila Belmiro. Vitória, derrota ou empate praticamente definirão o destino paranista na esperança da conquista de um lugar na Libertadores 2007.
Para se manter dentro da faixa de qualificação à Libertadores, o Tricolor terá de superar um trauma que vem perseguindo o time neste Nacional. Até agora, em todos os jogos com cara de decisão e confronto direto, a equipe fraquejou.
Foi assim diante do São Paulo na "final" do primeiro turno (derrota por 3 a 2), contra o Grêmio, já no segundo turno brigando pelo terceiro lugar (2 a 1 para os gaúchos), frente ao Internacional no "jogo-bônus", batizado assim por Caio Júnior (3 a 2 Inter no fim de setembro) e também no meio de semana passado com o Vasco.
Se vencer o Peixe esta noite, o Tricolor atual quinto colocado com 53 pontos ganha a posição do rival santista e segue na frente do Vasco. Mas se perder ou empatar, verá a chance de ainda sonhar com o terceiro lugar no Brasileiro, que garante vaga direta na fase de grupos do continental (atualmente do Grêmio, 59 pontos), acabar.
O resultado adverso também deve representar a saída do G-5. Já que a equipe de Caio Júnior será provavelmente ultrapassada pelo rival carioca que também atua hoje, às 18h10, contra o desinteressado Juventude, em São Januário. O início da noite será decisivo para o futuro do time da Vila Capanema.
"Há situações em que o empate fora de casa é um bom resultado. Mas dessa vez temos de buscar a vitória que nos dá um impulso muito grande", admite o capitão Beto.
A situação de tudo ou nada se desenhou após a derrota para os vascaínos, 3 a 1, quarta-feira, no Rio, e os tropeços de Cruzeiro e Botafogo na quinta contra Santa Cruz e São Paulo, respectivamente. Agora a disputa cabeça a cabeça pela classificação ao torneio continental parece restrita a Paraná e Vasco. E, pelo menos antes da rodada, os paranaenses estão na frente (no número de vitórias, 16 a 14).
"Essa é uma partida em que temos de acreditar, pois ainda estamos em vantagem. Com um bom resultado vamos embalados para um jogo em casa (contra o Internacional, domingo que vem) aonde somos muito mais fortes", comenta o otimista Caio Júnior.
Para não prolongar o drama, o treinador deve mudar o esquema para o 442 com a entrada do meia Batista na vaga do zagueiro João Paulo. O volante Pierre deve fazer dupla função entre a cabeça de área e a defesa. A escalação só será oficializada na Vila Belmiro.
Na TV: Santos x Paraná, às 18h10, no Premiere F.C.Em Santos
SantosFábio Costa; Luiz Alberto, Ávalos e Ronaldo Guiaro; André Oliveira, Cléber Santana, Kléber, Rodrigo Tabata e Carlinhos (Heleno); Reinaldo e Jonas.Técnico: V. Luxemburgo.
ParanáFlávio; Peter, Gustavo, Edmilson e Edinho; Pierre, Beto, Batista e Sandro; Cristiano e Leonardo.Técnico: Caio Júnior.
Estádio: Vila Belmiro. Horário: 18h10. Árbitro: Carlos Eugenio Simon (Fifa RS). Auxs.: José Javel Silveira e José Otavio Dias Bitencourt (RS).
Deixe sua opinião