Ponto mais forte do Paraná em 2005, a defesa está sob ameaça. Todos os titulares do setor no ano passado podem não ficar para a atual temporada.
Os zagueiros Daniel Marques e Marcos foram para Internacional e Atlético-MG, respectivamente. O Galo também é o destino do lateral-esquerdo Vicente. Já o outro lateral, Neto, foi para o Santos. Para piorar a situação, o goleiro Flávio ainda não renovou contrato e o zagueiro Aderaldo não apareceu na reapresentação.
A situação preocupa o técnico Luiz Carlos Barbieri. Alguns substitutos foram contratados (o zagueiro Gustavo, 23 anos, que veio do CRB e o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim, 22, ex-Vila Nova, se apresentaram), mas ainda assim o treinador espera que os casos de Flávio e Aderaldo tenham final feliz. Só assim parte da segunda melhor zaga do Brasileiro 2005 levou 51 gols em 42 jogos estará recomposta.
"Realmente é muito preocupante. Dos zagueiros que estavam no ano passado, só se reapresentaram o João Paulo e o Neguette. Foi tudo desmontado e agora teremos de recomeçar", lamentou Barbieri, que, contando os demais setores do time, perdeu dez jogadores do elenco de 2005 entre eles sete titulares.
Ontem, dia da reapresentação tricolor, três jogadores que têm contrato em vigência não apareceram. Além de Aderaldo, o goleiro Darci e o meia Maicosuel. O volante Mário César se casa sábado, no Rio de Janeiro, e tenta renovar seu contrato a partir de segunda-feira. O goleiro Flávio chegou a Curitiba ontem à noite e conversa com a direção hoje pela manhã.
"Não pedi aumento, pedi uma valorização. É algo que o Paraná pode pagar. Eu quero ficar", argumentou o Pantera, que chegou a ser procurado pelo Coritiba e atendeu a Gazeta do Povo quando estava no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Contratações
A diretoria paranista espera contratar pelo menos mais dois jogadores antes do Paranaense. O zagueiro Émerson, que já passou pela Vila Capanema em 2004, acertou ontem o seu retorno ao clube. No entanto, o jogador deve levar mais alguns dias para se apresentar, pois também ontem nasceu o seu filho, em Bauru, interior de São Paulo.
O outro reforço pode ser o meia Fernandinho, que se destacou no Paraná em 2003 e disputou o Nacional pelo Vasco, onde estaria com os salários atrasados. Com a iminente ida de Tiago Neves para o Vergalta Sendai, do Japão, o retorno de Fernandinho ganha força.
Porém o técnico Barbieri quer pelo menos mais cinco contratações até o início do Estadual dia 11, contra o Roma, no Pinheirão. Um lateral-esquerdo, um atacante e outro meia também entram na conta do treinador. "Indiquei um armador. A direção deve conversar com ele", avisou, sem citar nomes. Já o meia Marquinhos, que não renovou contrato com o Coritiba, pode reaparecer no clube para fazer a recuperação da operação que sofreu no joelho direito. Ele só pode voltar a jogar em junho.
Ontem, o meia Franklin, o volante Jéferson e o meia e lateral-esquerdo Rafael chegaram à Vila Capanema para um período de testes. No caso de Franklin, é provável que o jogador fique no clube até o fim do Estadual.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião