A partir de 2006 não são apenas as partidas do Campeonato Estadual de futsal que devem lotar os ginásios no interior do Paraná. Cascavel e Umuarama campeão e vice regional respectivamente conseguiram as franquias que dão direito à vaga na maior competição nacional da modalidade: a Liga Futsal, que fará a bola rolar a partir do dia 20 de março.
Ambas as equipes confirmaram a entrada na disputa durante a semana que antecedeu o Natal. Primeiro, os dois melhores times do estado travaram uma briga nos bastidores pela vaga que pertencia à empresa de material esportivo Dalponte. Depois, quando os cascavelenses ganharam a batalha inicial, viram os rivais serem brindados com uma vaga extra acertada com a Penalty.
"A Liga Futsal é a elite da modalidade no Brasil. Dá para dizer até que é o melhor campeonato do mundo interclubes. Estar participando é tão importante para a cidade de Umuarama, como para o estado do Paraná", vibrou o supervisor do Umuarama, Salésio Conte, o Tedão. "Trata-se de um grande passo para todos e para o clube também. Só disputar o Estadual já não daria mais a mesma motivação", avaliou o técnico do Cascavel, tricampeão paranaense, Nei Victor.
Até hoje os clubes paranaenses não consideravam vantajoso pagar a taxa de R$ 300 mil que garante presença no torneio. Porém, com o desenvolvimento cada vez maior do Estadual (sucesso absoluto de público nas regiões Oeste, Norte e Noroeste), a necessidade de se ter representantes em campeonatos mais abrangentes se tornou flagrante. Com isso, os patrocinadores se animaram em bancar os representantes do Paraná.
"Estamos muito felizes com a parceria que firmamos com a Penalty. Já estamos fazendo os investimentos e temos 14 jogadores confirmados para 2006. O treinador (Maneca) foi mantido e vamos contratar mais dois atletas. A reapresentação do Umuarama é no dia 10", confirmou Tedão.
Pelos lados do Cascavel a empolgação não é diferente. A chance de alavancar a carreira nacionalmente atrai o treinador Nei Victor. "Apesar de já ter disputado três Taças Brasil, agora tenho a oportunidade real de mostrar meu trabalho nacionalmente. É um momento especial para o Cascavel que já contratou oito jogadores e tem o grupo praticamente pronto", afirmou.
Os dois times do estado terão a companhia da Unisul, de Santa Catarina, como debutante. Outros 17 clubes já têm presença assegurada (leia tabela ao lado) e mais três provavelmente Atlético Mineiro, São Paulo e Macaé (RJ) têm até o dia 9 para confirmar o pagamento da franquia.
Até agora já foram realizadas dez edições da Liga Futsal. Os atuais campeões e vice do torneio são do sul do Brasil. O catarinense Malwee, do astro Falcão, venceu o gaúcho Atlântico na decisão de 2005.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano