O Paraná terminou a edição 2009 das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, disputadas neste mês em Fortaleza, no Ceará, na sexta posição geral. A competição teve seu encerramento no sábado e premiou o estado de São Paulo como seu grande vencedor, com 347 pontos. Santa Catarina ficou com o vice-campeonato (288), seguido pelo Rio de Janeiro (257), Pernambuco (223) e Distrito Federal (200). O Paraná somou 190 pontos.

CARREGANDO :)

O desempenho frustrou os chefes da delegação do estado, afinal a expectativa era de evoluir em relação a edição 2008 da competição, quando o Paraná ficou a 5ª colocação. Mesmo assim, as quatro medalhas de ouro, as seis de prata e as oito de bronze tiveram muito valor para o grupo de atletas que foi ao Nordeste brasileiro.

"Esperávamos melhorar, com as nossas equipes coletivas mantendo a regularidade e as individuais aumentando o rendimento. Mas todas as federações, de uma maneira geral, também subiram de produção, tornando a competição mais equilibrada", analisou o presidente da Federação de Desportos Universitários do Paraná (FPDU), Ney Mecking, em matéria publicada no site da Paraná Esportes.

Publicidade

No último dia de competições, além das medalhas nas modalidades coletivas – ouro no handebol masculino, bronze no futsal feminino e bronze no handebol feminino, outras medalhas paranaenses foram conquistadas na natação e no atletismo. Na natação, Flávia Borges, de Curitiba, ganhou mais uma medalha de ouro nos 100 metros livre (ela já Haia vencido nos 200 metros livres) e Rafael do Amaral Budid, também de Curitiba, ganhou o bronze nos 100 metros peito, além da prata 200 metros peito.

No atletismo foram conquistadas no último dia de provas duas medalhas de prata (Helder Gatto Rigone, nos 800m, e Elton Ricardo Costa, nos 110m com barreiras e uma de bronze (Aline Fernanda Sanches, no salto em altura). No total foram nove medalhas no atletismo; quatro de prata e cinco de bronze. Na natação foram quatro medalhas: duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O Paraná ainda teve medalhas no judô (uma de ouro e outra de prata).

Classificação geral:

1º – São Paulo – 347 pontos 2º – Santa Catarina – 288 3º – Rio de Janeiro – 257 4º – Pernambuco – 223 5º – Distrito Federal – 200 6º – Paraná – 190 7º – Rio Grande Sul – 142 8º – Bahia – 125 9º – Ceará – 119 10º – Rio Grande do Norte – 113