Roberto Cavalo cobrou disciplina tática dos jogadores, mas sem exageros, para o jogo com o Juventude| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

Tricolores

Impontual

Apenas um dia após o técnico Roberto Cavalo alertar o elenco paranista sobre a necessidade de comprometimento e afirmar que "quem não estivesse a fim estaria fora", o primeiro caso de displicência apareceu. O lateral-esquerdo Fa­binho não deu as caras no treino do último domingo e já treina se­parado do grupo, ao lado do zagueiro Luís Henrique e do ata­cante Marquinhos, que também não fazem parte dos planos.

Justificativa

"Realmente perdi o horário. O treino estava marcado para as nove horas, mas acordei depois. Me apresentei à tarde para treinar e a diretoria me comunicou da decisão", disse Fa­binho. "Tenho contrato até o fim do campeonato. Vou estar trabalhando e quando precisarem de mim vou estar à disposição", contou.

Palavra final

"Queremos um grupo profissional, que vista e honre a camisa do Paraná. O Fabinho não faz mais parte, está fora. Temos outros jogadores que vão fazer o melhor e aproveitar a oportunidade deixada por ele", garantiu Cavalo.

Adversário

No Juventude, o meia Anderson, que estava no time "B", e o zagueiro Nenê são as principais novidades. Por outro lado, os desfalques são o volante Lauro e o atacante Zé Carlos, ambos suspensos, além do lateral-esquerdo Bruno Teles, machucado.

CARREGANDO :)
Veja as chances do Paraná subir no nosso Pontímetro
CARREGANDO :)

Primeiro, uma rápida conversa com o time no centro do gramado. Depois, uma corrida em volta do campo e exercícios para aquecer. Em seguida, o foco foi a parte tática. A cada passe errado, o técnico Ro­­berto Cavalo parava o treino e ex­­plicava o que queria de seus co­mandados. A orientação, apesar de intensa, era silenciosa. Poucas vezes ele levantou a voz para chamar a atenção dos jogadores.

Publicidade

Foi assim, com muita conversa e orientação, que Paraná fez o último treinamento antes da partida contra o Juventude, hoje, às 19h30, na Vila Capanema. E os próprios atletas sentiram a mudança.

"Nesses poucos dias, ele já im­­pôs seu estilo. O nível de cobrança é parecido com o do Sérgio Soares. Os treinos são bastante rigorosos. Nosso time está na linha certa", diz o zagueiro Gabriel. "A gente teve uma boa impressão dele neste princípio. É um ótimo profissional, compreensivo e que cobra muito. Esperamos que com a chegada alguns jogadores mudem de atitude", completou o volante e capitão Adoniram.

Já chamado de ‘professor’ pelos atletas, Roberto Cavalo confirmou que é adepto do estilo linha dura. "A cobrança nunca vai deixar de existir. Os atletas sabem bem como são as coisas no futebol. Por en­­quanto o tempo foi curto para co­­locar toda a minha maneira de trabalho em prática. No dia a dia vamos mostrando a nossa maneira", disse.

Mesmo com pouco tempo de trabalho, o novo comandante já começou a colocar em prática o seu jeito. Mudou o esquema do 3–5–2 para um "falso" 4–4–2.

Dedimar irá fazer o papel de líbero, auxiliando o meio de campo na saída de bola e compondo a defesa quando os adversários tiverem a bola. O lateral Murilo, recuperado de uma luxação no ombro, ganha a vaga que era de Marcelo Toscano. O zagueiro Élton fica com a posição de Montoya, en­­quanto o atacante Bebeto entra no lugar do volante Luiz Henrique.

Publicidade

"Agora vamos torcer para no jogo as mudanças funcionarem como no treinamento", espera o comandante.

Ao vivo

Paraná x Juventude, às 19h30, no PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).

* * * * *

Em Curitiba

Publicidade

Paraná

Zé Carlos; Murilo, Elton, Gabriel e Márcio Goiano; Dedimar, Adoniram, Davi e Rafinha; Bebeto e Wellington Silva

Técnico: Roberto Cavalo

Juventude

Juninho; Jackson, Douglas e Nenê; Bruno, Leanderson, Gustavo, Anderson e Ivo; Marcos Denner e Mendes

Publicidade

Técnico: Ivo Wortmann

Estádio: Vila Capanema. Horário: 19h30. Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP). Auxs.: Nilson de Souza Monção (SP) e Herman Brumel Vani (SP)