Depois de golear o Bragantino na última terça-feira e voltar a vencer após duas derrotas consecutivas, contra ABC e Duque de Caxias, o Paraná Clube apareceu na parte de cima tabela de classificação pela primeira vez na Série B. A façanha, entanto, não vai durar muito tempo. Os resultados das partidas que completam a 16ª rodada, na próxima sexta e sábado, impedirão que o Tricolor permaneça no G10. Na melhor das hipóteses a equipe comandada por Sérgio Soares terminará a rodada em 11º; no pior prognóstico possível, em 15º.
Confira a classificação e a tabela da Série B.
A queda de um posto na tabela é certo, já que Bahia (11º, com 20 pontos) e Vila Nova (16º, com 18 pontos) se enfrentam em Goiânia. Outras quatro partidas também podem alterar a posição do time ao fim da rodada. São elas: Figueirense x América-RN, Ponte Preta x Fortaleza, Ipatinga x Guarani e São Caetano x Brasiliense.
Para que a previsão mais otimista se confirme, o torcedor paranista deve torcer para que Ipatinga (12º, com 19 pontos), América (14º, com 18 pontos), São Caetano (15º, com 18 pontos) e Fortaleza (17º, com 17 pontos) empatem ou percam seus jogos. Por outro lado, se todos os resultados prejudicarem o Tricolor, a equipe terminará a rodada em 15º, ao lado do Fortaleza, mas com pior saldo de gols, e à frente de Juventude e Vila Nova ou Bahia.
Momento decisivo
As últimas três rodadas do primeiro turno podem ser decisivas para as pretensões tricolores de disputar a Série A em 2010. Ainda mais porque os próximos jogos serão contra times que também frequentam a parte inferior da tabela desde o início do torneio: Campinense, Vila Nova e Fortaleza.
Em 16 jogos até aqui, o aproveitamento paranista não passa de 41%. Se o time de Sérgio Soares quiser iniciar a segunda parte do campeonato na cola dos líderes, este número terá de ser muito maior nos próximos confrontos, chegando a beirar a perfeição.
Sendo assim, a partida da próxima terça-feira, contra o lanterna Campinense, fora de casa, é o momento para confirmar a ascenção. Até agora o zagueiro Gabriel, suspenso, é o único desfalque confirmado. O atacante Alex Afonso e os meias Élvis e Bruninho seguem no departamento médico, mas não estão descartados para entrar em campo contra o time da Paraíba.
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Polícia descobre novas ameaças de morte a Lula e Moraes com armas pesadas
AGU contrata advogados no exterior para extraditar condenados pelos atos de 8/1
Lula critica Meta e convoca reunião para tratar do assunto: “Extremamente grave”