O Paraná conquistou uma grande vitória sobre o Internacional e respira no Brasileirão. O placar de 1 a 0, conquistado na noite deste domingo (28), na Vila Capanema, foi muito importante para o Tricolor. Nas próximas cinco partidas o Paraná precisa de mais quatro vitórias para fugir do rebaixamento sem precisar depender de outras combinações de resultados.
A próxima partida é contra o Atlético-MG, fora de casa. A vitória deixou o Paraná com 37 pontos, ainda na zona do rebaixamento, na 18.ª posição, mas com a esperança renovada. Um público total de 7.597 torcedores acompanhou a partida dramática na Vila Capanema. O Internacional pressionou muito no fim do jogo, mas a defesa paranista levou a melhor e garantiu os três pontos.
Vitória na raça
Precisando da vitória de qualquer forma, o Paraná partiu desde os primeiros minutos para o ataque. No entanto, as "descidas" ofensivas do Tricolor eram mais na base da vontade do que da qualidade técnica. Aos poucos o Internacional, com bom toque de bola, começou a equilibrar as ações em campo.
Com o apoio da torcida, o Paraná compensava as falhas técnicas e partia para cima do Inter no abafa. Fechado na defesa, o time gaúcho dava poucos espaços para o Tricolor e nos contra-ataques levava muito perigo ao goleiro Gabriel. A equipe gaúcha chegava com mais consistência ao ataque, com toques curtos e rápidos, ao contrário do Paraná que arriscava somente chutes de fora da área.
O setor de meio campo paranista criou muito pouco e se restringia à marcação. O melhor lance de ataque do Tricolor foi num chute de fora da área de Jumar. Clemer fez grande defesa e mandou para escanteio, aos 17 minutos. O Internacional, porém, teve chances mais claras de gol.
Depois dos 30 minutos, o Paraná melhorou em campo e passou a pressionar mais o Inter, que por sua vez chegava somente esporadicamente ao ataque. Apesar da melhora visível em campo, não foi o suficiente para o Paraná marcar o gol no primeiro tempo.
Na saída para o intervalo, o volante Goiano resumiu bem como foi o primeiro tempo. "O jogo está difícil, está truncado. Precisamos ter a bola no pé e chutar mais, pois o campo está molhado", afirmou. Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo.
Mudanças para melhor
Insatisfeito com o resultado, muito ruim para o Paraná, o técnico Saulo de Freitas promoveu mudanças no Tricolor, a partir dos 7 minutos da etapa final. Entraram Giuliano e Jefférson nos lugares Róbson e Batista. A entrada de Giuliano deu mais mobilidade para o Paraná no meio campo.
A torcida sentiu o crescimento de produção no gramado e começou a "empurrar" o time das arquibancadas. "Embalado" o Paraná foi para cima e conseguiu marcar o gol. Em cobrança de escanteio, Josiel subiu com estilo e marcou o seu 19º gol no Brasileirão. Paraná 1 a 0 aos 23 minutos, para alívio geral nas arquibancadas.
O Tricolor continuou pressionando e com muita raça diminuiu os espaços do Internacional. O placar não teve alterações, apesar da pressão do Inter no fim do jogo, e o Paraná conquistou uma grande vitória, para ganhar fôlego na luta contra o rebaixamento.
Luta nos tribunais
Na terça-feira (30) o jogador Batista será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A alegação é que o Tricolor poderia ter utilizado o atleta de forma irregular. Se for punido, o Paraná vai perder 78 pontos.
Confira os detalhes da partida
Veja como ficou a classificação do Brasileirão
Acompanhe os resultados da rodada e os próximos jogos do campeonato
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião