Horários inusitados e dias atípicos. Esses são os ingredientes da nova tabela da Série Ouro do Campeonato Paranaense 2009, divulgada nesta segunda-feira (8) pela Federação Paranaense de Futebol. As mudanças foram solicitadas pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC TV), que detém os direitos de transmissão dos jogos em TV aberta, e da Globosat, que fará as transmissões pelo sistema Pay-Per-View.
A primeira versão anunciada apresentava alguns jogos que conflitavam com a possibilidade de transmissão dos jogos para todo o estado em TV aberta ou pela TV fechada. "Deixo para que a torcida faça uma avaliação sobre essas mudanças. Apenas atendemos às solicitações das TVs. Não sei quais serão as reações em relação a essas mudanças. Passamos três dias inteiros discutindo as mudanças e tentamos errar o menos possível", falou Amilton Stival, vice-presidente da FPF, à Gazeta do Povo Online.
As mudanças deixaram o dirigente da FPF visivelmente frustrado. Stival se apoiou no contrato assinado para a transmissão dos jogos para justificar as mudanças. "Não é gostar ou deixar de gostar. Quando você tem um contrato a seguir, tem que cumprir, senão paga multa. O futebol é assim mesmo. As TVs precisam vender seus patrocínios e tudo virou uma questão comercial. O futebol é refém disso".
Para o coordenador de esportes da RPC TV, Gil Rocha, as mudanças eram necessárias. "Solicitamos algumas alterações porque várias vezes tínhamos os três times jogando no mesmo horário e todos aqui em Curitiba. Isso inviabiliza a transmissão dos jogos. Quando aos horários e dias atípicos, isso foi um pedido da Globosat", explicou. "Pedimos apenas jogos nas quartas-feiras e no domingo à tarde".
De acordo com Rocha, a Globosat solicitará alterações semelhantes nas tabelas de jogos dos campeonatos Gaúcho, Mineiro, Paulista, Carioca e outros que vier a transmitir. "Faz parte de um planejamento para que os jogos sejam transmitidos nos mesmos dias, para todo o mundo".
A tabela original foi divulgada em 25 de novembro, dentro do prazo pelo estipulado pelo Estatuto do Torcedor de 60 dias de antecedência. Depois de apresentada, ela pode ser modificada nos 15 dias seguintes.
A primeira rodada da Série Ouro 2009 começa nos dias 24 e 25 de janeiro e será disputada em duas fases. Na primeira as quinze equipes se enfrentam em turno único, sendo que as oito melhores se classificam para o octogonal final. Nesta fase, os oito clubes jogam novamente entre si e será o campeão o time que somar mais pontos. Os três últimos da primeira fase serão rebaixados.
Confira as primeiras rodadas, já com a definição das transmissões:
1ª rodada
Sábado (24/01/09)
J.Malucelli x Paraná Clube, às 16h (Pay-Per-View)
Paranavaí x Londrina, às 20h30 (Pay-Per-View)
Domingo (25/01/09)
Engenheiro Beltrão x Toledo, às 16h30
Foz do Iguaçu x Nacional, às 16h30
Cianorte x Cascavel, às 16h30
Rio Branco x Atlético Paranaense, às 17h (RPC TV)
Coritiba x Iraty, às 19h (Pay-Per-View)
Iguaçu (folga)
2ª rodada
Terça-feira (27/01/09)
Paraná Clube x Paranavaí, às 19h30 (Pay-Per-View)
Quarta-feira (28/01/09)
Nacional x Engenheiro Beltrão, às 16h30
Iraty x Rio Branco, às 16h30
Londrina x Cianorte, às 19h30 (Pay-Per-View)
Toledo x J.Malucelli, às 20h30
Iguaçu x Coritiba, às 21h45 (RPC TV)
Quinta-feira (29/01/09)
Atlético Paranaense x Foz do Iguaçu, às 19h30 (Pay-Per-View)
Cascavel (folga)
3ª rodada
Sábado (31/01/09)
Engenheiro Beltrão x Londrina, às 16h30 (Pay-Per-View)
J.Malucelli x Iguaçu, às 16h30
Domingo (1º/02/09)
Paranavaí x Nacional, às 16h30
Rio Branco x Toledo, às 16h30
Foz do Iguaçu x Iraty, às 16h30
Cascavel x Paraná Clube, às 17h (RPC TV)
Coritiba x Atlético Paranaense, às 19h (Pay-Per-View)
Cianorte (folga)
Interatividade: E aí torcedor, gostou das mudanças anunciadas pela FPF na tabela do Paranaense 2009? Comente!
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?