Ídolos de Atlético e Coritiba, Barcímio Sicupira (veja perfil) e Dirceu Krüger (veja perfil) batizam as taças do Campeonato Paranaense 2019, cujo conselho arbitral acontece nesta terça-feira (23), em um hotel no centro de Curitiba. A notícia foi confirmada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Paraná Clube, Coritiba ficaram no mesmo grupo; na outra chave o Atlético encara Londrina e Operário.
Como o estatuto do torcedor obriga os campeonatos a repetirem a fórmula de disputa por pelo menos dois anos, o nome das taças é a maior novidade da próxima edição. O torneio segue inspirado no modelo do Campeonato Carioca, com os 12 clubes participantes serão divididos em dois grupos de seis.
O ídolo atleticano será o homenageado do 1º turno; e a lenda do Coritiba dará o nome do troféu do returno.
Em uma das taças, os integrantes do grupo A enfrentarão os do grupo B. Os dois melhores de cada chave farão semifinal e final, ambas em jogo único, para definir o campeão da primeira taça.
Durante a reunião, foi anunciado que o Paranaense de 2019 terá início no dia 20 de janeiro. As finais acontecem nos dias 07 e 14 de abril. Caso a mesma equipe conquiste as duas taças, a competição terminará em 03 de abril. A tabela detalhada deve sair até 20/11.
Na outra disputa, os integrantes de cada grupo jogarão entre si. Ou seja, grupo A contra grupo A e grupo B contra grupo B. Novamente, os dois melhores de cada chave avançam para nova semifinal e final, ambas em jogo único, para definir a segunda taça.
Os campeões de cada taça se enfrentaram na grande final, em jogos de ida e volta, para definir o campeão paranaense. Caso um mesmo clube vença os dois turnos, é declarado campeão sem necessidade da decisão.
Assim como na última temporada, há limite de 30 atletas inscritos por equipe, podendo haver cinco substituições até o início da segunda taça.
GRUPO A
Atlético
Foz do Iguaçu
Maringá
Londrina
Toledo
Operário
GRUPO B
Coritiba
Paraná Clube
Cianorte
FC Cascavel
Rio Branco
Cascavel CR