Começa nesta sexta-feira (5), a partir das 20h, o Campeonato Paranaense de Boxe Amador. Com recorde de inscritos (62 pugilistas de todo o estado) a competição será realizada pelos próximos meses e promete combates de alto nível. A 1ª rodada vai reunir 20 atletas em um ringue especial montado no Espaço Cultural Falec, em dez desafios valendo vaga na próxima fase.
O sistema de disputa (eliminatória dupla) permanece o mesmo dos anos anteriores, ou seja, quem perder duas vezes está eliminado. Por outro lado, que for derrotado uma vez ainda tem chances de brigar pelo título de igual para igual com os outros competidores. "Isso faz com que o nível de motivação dos atletas seja sempre muito grande", disse Macaris do Livramento, presidente da Federação Paranaense de Boxe, à Gazeta do Povo.
A competição reúne 22 academias de todo o Paraná. "É um recorde, não só de academias participantes, como de atletas inscritos. Quero ressaltar que essa é a primeira competição oficial de 2009 organizada e com a chancela da Federação", explicou. Além das lutas masculinas, desafios de boxe feminino serão realizados periodicamente. Nessa sexta, Vanessa Guimarães (Tahi-Boxe) e Adriana Del Vigna (Noguchi) se enfrentam.
Macaris destaca que os ingressos para a noite de boxe serão vendidos no local (Espaço Cultural Falec, Rua Mateus Leme, 990 Centro de Curitiba) ao preço de R$ 10. "Estamos levando o boxe a lugares diferentes. Dessa vez faremos as lutas em um ringe montado dentro de um espaço cultural, o que é inédito em Curitiba. Teremos lutas e obras de arte", brinca. Ele convida o público a comparecer. "Quem quiser ir precisa ficar atento, pois serão poucos ingressos. O espaço é aconchegante, mas um pouco pequeno".
A pesagem dos atletas será realizada no dia 05 de junho, das 12h às 13h na Academia Macaris Boxe (Av. Barão do Serro Azul, 335) ou no local, até 1h antes da luta. Os atletas devem estar no local com 1h de antecedência para exames médicos.
Confira as lutas da 1ª rodada do Campeonato Paranaense de Boxe Amador:
Meio-Médio Ligeiro (54kg)
- Jean Carlos Silva (Guerreiros do Muay Thay) x André Rodrigues(Combate Absoluto)- César A Francolin (Thai-Boxe) x Leandro Batman (Thay Naja)
Meio-Médio (69kg)
- Jonas Aguiar (World Strong) x Matheus (Noguchi)- Marcio Uilvam (Thai-Boxe) x Daniel Silva Pedro (Thay Naja)
Médio (75kg)
-Giuliano Del Vigna (Noguchi) x Jonathan Maloqueiro (Thai-Boxe)
Pesado (91kg)
- João (Chute Boxe) x Rodrigo (Londrina Denny)- Diego Roberto (Chute Boxe) x Gilkley dos Santos (Londrina Denny)
Super-Pesado (acima de 91kg)
- Fernando (Chute Boxe) x Gabriel Bruno Moura (Combate Absoluto)- Kleverson Silva (World Strong x Carlos Kosak (Noguchi)- Michel Darci Tokemoto (Thai-Boxe) x Rodrigo Fedato (Noguchi)
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast