Neste fim de semana o município de Matinhos, litoral do Paraná, recebe a 18.ª edição do Sesc Triathlon Caiobá, uma das mais tradicionais provas da categoria no Brasil. A competição começa às 9h e vai reunir cerca de 600 atletas profissionais e amadores de todo o país e alguns estrangeiros, que serão divididos em 32 categorias 30 amadoras e duas profissionais.
Realizada há 18 anos, a prova paranaense é considerada por muitos atletas brasileiros como a melhor da categoria no país. "É uma prova relativamente fácil, mas é bom lembrar que é fácil para todo mundo. A estrutura é excelente, a premiação é boa e o trajeto bem construído", explicou o paranaense Juraci Moreira Júnior, tricampeão da prova (1999, 2000 e 2004) e 4.º lugar em 2005.
Acostumado com o ambiente - "aqui é meu quintal", disse - Juraci fala sobre as qualidades do Sesc Caiobá. "A parte do ciclismo, pela Alexandra/Matinhos (PR-508) é muito competitiva, já que a pista é bem larga e proporciona boas disputas. Na natação, a Praia Mansa não tem ondas e as qualidades individuais de cada um são decisivas. Porém, é na corrida que as coisas se decidem".
Para este domingo, o atleta paranaense vai competir lesionado. No último fim de semana, durante o Triathlon Internacional de Santos, Juraci sofreu uma pancada no nariz que resultou numa fratura de septo nasal. Mesmo assim, chegou na 4.ª colocação. "Com a fratura eu perdi cerca de 30% da minha respiração pelo nariz. Isso é ruim, mas acredito que não será empecilho para conquistar uma boa colocação em Caiobá. Estou muito confiante e acredito na vitória".
Para conseguir o lugar mais alto do pódio, Juraci terá como principais adversários os triatletas Virgilio de Castilho e Reinaldo Colucci, quinto e sexto colocados na prova de Santos. Os três são integrantes da seleção brasileira permanente da categoria. No feminino, Carla Moreno, Mariana Ohata e Sandra Soldan, as melhores triatletas brasileiras, também confirmaram presença.
Ao todo foram inscritos 13 atletas para representar o Paraná nas categorias profissionais (Juraci Moreira Júnior, Alexander Gomes, Guilherme Manocchio, João Alfredo Morgado, Kleber Wolf, Luiz Fernando Catta Preta, Mauro Conceição, Gisele Rodrigues Bertucci, Camila Campanhola, Fernanda Bau, Kátia Ruschel, Vanessa Cabrini, Yana Glaser".
Além deles, alguns atletas de outros países prestigiarão a prova, como os alemães Martin Marlleier e Ana Kraft, o inglês Harry Wiltshire e a argentina Maria Soledad Omar.
"Clínica de Triathlon"
Uma das novidades em 2006 é a realização de uma "Clínica de Triathlon". Desde o dia 15 deste mês, o técnico Leandro Macedo é o orientador de cursos e palestras aos moradores locais, e curiosos que pretendem aprender um pouco mais sobre o esporte.