O atleta paranaense Edmar Freitas conseguiu bateu o recorde mundial de "Subida de Escadas", nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Em 7h28min9s, Freitas subiu e desceu as escadarias da Igreja da Penha 62 vezes, superando os 45.076 degraus do percurso. O recorde anterior pertencia ao americano Russel Gil (44.255 degraus em 9h16min24s).

CARREGANDO :)

Feliz com a vitória, Freitas disse que o desafio foi pura superação. "O desafio foi muito pior do que eu imaginava. Pouco antes do final, eu não conseguia subir andando. Eu me arrastava, literalmente, já que tive que subir de joelhos", afirmou.

O clima prejudicou ainda mais o atleta paranaense, já que o calor castigou Freitas a partir da metade da prova. Além disso, ele reclamou que os degraus eram muito longos e a descida ficou mais complicada porque tinha que sustentar todo o peso do corpo. Resultado: um estiramento na coxa direita e cinco quilos a menos em seu peso.

Publicidade

"O desafio foi totalmente de superação, a prova foi extremamente difícil. Eu sabia que a minha vitória dependia apenas de mim e não deixei de pensar nisso em nenhum minuto. Só consegui com muita garra", explicou Freitas.

A Unisuam, universidade que acompanhou o desafio, havia prometido doar 10 kg de alimentos a cada subida e descida do paranaense. No final, duas toneladas de alimentos foram arrecadados e serão doados para a Vila Cruzeiro, uma comunidade carente do Rio de Janeiro.

Atual recordista mundial de abdominais (147.970 em 30h e 30min) conquistado em 2005, Edmar Freitas retorna a Curitiba na próxima segunda-feira (20). A partir dali o atleta começa a se preparar para o próximo desafio: a maior distância percorrida em menor tempo em tempo em uma esteira.