Jogar futebol não é apenas chutar bola e fazer gols. Ainda mais no país que é o maior exportador de craques do mundo. No ano de Copa do Mundo, e com o melhor jogador do planeta atuando pela seleção brasileira, um livro escrito por um paranaense tenta desvendar os segredos que vêm das chuteiras calçadas pelos craques brasileiros.

CARREGANDO :)

Como nascem os Deuses da Bola, do autor José Melquíades Ursi, traz uma explicação sócio-cultural para revelar as origens da forma do brasileiro jogar futebol. O livro, que conta com prefácio do jornalista Juca Kfouri, tenta explicar de onde vem tanto talento dos atletas brasileiros, e porque eles jogam de um modo único no mundo.

Ursi nasceu no Norte do Paraná, na cidade de Jaguapitã, e também foi jogador de futebol. "Foi campeão com o Jandaia, em 1969, pela segunda divisão do Paranaense", conta com orgulho o ex-ponta-de-lança que marcava seus gols com a camisa número 8.

Publicidade

As histórias narradas no livro são experiências pessoais do autor, que além de jogar profissionalmente fez viagens pelo mundo. O lançamento de Como nascem os Deuses da Bola será feito em Curitiba, no dia 2 de junho, e em Londrina, dia 14 de junho. O livro conta com 140 páginas e terá um preço sugerido de R$ 28,00.

"A idéia de escrever o livro surgiu em 2004, quando Ronaldinho Gaúcho foi eleito melhor jogador do mundo. Utilizo histórias do passado para provar as minhas teses, com argumentações culturais, religiosas e implicações da imprensa. É um livro polêmico", adianta o autor.

De acordo com Ursi, também são tratados no livro os esquemas táticos e o porque de tantas demissões de técnicos e o rodízio que faz parte da profissão. "O técnico precisa ser um terapeuta e entender o jogador, fazer uma leitura da história da vida de cada atleta. O Telê Santana era assim. O futebol tem muita psicologia", explicou.

Segundo o prefácio de Juca Kfouri, "...o autor vai misturando histórias pessoais contadas com graça sem deixar de mergulhar fundo em possíveis explicações que têm a ver com a famosa miscigenação do povo brasileiro."

"Tento explicar onde está a origem do talento do futebol dos jogadores brasileiros. Você pode ver, jogador que não leva a mãe para a Europa não se dá bem. Isso é cultural e está na raiz dos brasileiros", resumiu Ursi.

Publicidade

Copa do Mundo

O autor do livro também acha que o Brasil é o franco favorito para conquistar a Copa do Mundo, mas faz ressalvas ao técnico Carlos Alberto Parreira.

"Ganhar do Brasil é muito difícil, fazia tempo que não tínhamos tantos craques juntos, mas futebol acontece de tudo. Se colocar os cinco craques da seleção rodando (Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Ronaldo e Robinho) ninguém vai conseguir marcar. Você não pode ajustar os jogadores ao sistema de jogo, o sistema tem que se adaptar aos jogadores", explicou o ex-ponta-de-lança.

Serviço

Livro: Como nascem os Deuses da BolaNúmero de páginas: 140Preço: R$ 28,00Lançamento em Curitiba: dia 2 de junho, Livrarias Curitiba do Shopping EstaçãoLançamento em Londrina: dia 14 de junho, Livrarias Porto do Shopping Catuaí

Publicidade