Com a experiência de quem já pilotou um F-1, Bernoldi, Marques e Zonta falam das chances de Massa na última prova da temporada| Foto: Paulo Whitaker / Reuters e Jonathan Campos e Valterci Santos / Gazeta do Povo

DIRETO DE INTERLAGOS: Acompanhe os bastidores do GP Brasil no Blog do Minuto

CARREGANDO :)

O círculo da Fórmula 1 é o ápice na carreira de qualquer piloto de automobilismo, mas o "vestibular" para chegar até um cockpit na categoria mais badalada do planeta é concorrido e poucos passam. Na história recente da F-1, três paranaenses passaram – ainda que sem o brilho que gostariam – pela categoria e, com o conhecimento de quem viveu e sabe como funciona os bastidores, teceram os seus comentários à Gazeta do Povo Online sobre as possibilidades de Felipe Massa sagrar-se campeão da temporada 2008.

Publicidade

Quando assunto é o título, todos reconhecem o favoritismo de Lewis Hamilton, da McLaren, graças a vantagem de sete pontos que o inglês possui na classificação. Porém, a aposta em uma vitória da Ferrari de Massa e, quem sabe, um domingo ruim para o adversário, é a torcida dos três paranaenses.

"Pelos treinos, deu para ver que a Ferrari achou um acerto melhor do que a McLaren. O clima em Interlagos está variando muito, de chuva para seco. Acho que, para o Felipe ficar com o título, o Hamilton precisa quebrar. Mas a Ferrari é favorita para a vitória", analisou Ricardo Zonta, diretamente do circuito em São Paulo. Ele integrou a F-1 entre 1998 e 2007, com passagens pela BAR como titular e piloto de testes na McLaren, Jordan, Toyota e Renault.

"Pela vantagem de pontos, o Hamilton é o favorito para o campeonato, mas não sei se ele ganhará a corrida. A vitória está bem aberta entre Ferrari e McLaren, mas o título está longe do Felipe. O Hamilton está mais experiente neste ano, porém na corrida nunca se sabe, tudo pode acontecer", disse Enrique Bernoldi, que está na Itália de férias e que foi piloto da Arrows e testou para Sauber e BAR entre 1999 e 2005.

Tarso Marques, que correu pela Minardi (1996-97/2001) e pela TWR (1998) também mantém o discurso otimista. "Estou torcendo muito pelo Felipe, tem o melhor carro e está na melhor equipe. É lógico que o Hamilton tem mais pontos, mas o retrospecto do Massa em Interlagos é muito bom, ele sempre foi rápido, em venceu em 2006. Acho que ele tem boas chances, apesar de ter de torcer contra o Hamilton".

O trio também opinou sobre as situações de Nelsinho Piquet (Renault) e Rubens Barrichello (Honda), que ainda não sabem se vão permanecer na Fórmula 1 em 2009. "O Rubinho está sendo prejudicado pelo desempenho do carro. Se você não anda bem, em qualquer categoria, você é questionado, tem que ficar provando a cada corrida. Acho que ele esteve algumas vezes no lugar errado na hora errado, porém creio que ele e o Nelsinho permanecem. Na Renault, seria um erro tirar o Nelsinho, já que ele tem tudo para ir melhor no ano que vem. Além disso, é um Piquet", afirmou Bernoldi.

Publicidade

Já Marques é mais receoso quanto à permanência do filho do tricampeão de F-1 Nelson Piquet. "O Nelsinho está em uma posição difícil, já que tem ao seu lado do (Fernando) Alonso, que inclusive venceu corridas. Ele precisava de mais resultados, mas ele está lutando, espero que fique", comentou. "Nenhum dos dois deve saber o que vai acontecer. Veja o Rubinho, se sair da Honda, que é uma equipe ruim nesta temporada, ele vai para onde?", complementou Zonta.