A ciclista paranaense Rosane Kirch, nascida em Marechal Cândido Rondon, conquistou nesta segunda-feira (22) a medalha de prata na prova de ciclismo de estrada dos IX Jogos Sul-americanos Medellín 2010. A atleta, que treina e reside em Turim, na Itália, fez o tempo de 2h14min3seg, pouco mais de três minutos depois que a vencedora Paola Madriñan (2h10min57seg), da Colômbia. Maria Luísa Calle (2h15min09seg), também nascida no país, foi a terceira colocada.
Desde o começo a prova feminina teve a liderança da colombiana Paola Madriñan. Rosane fez parte de um pelotão que se formou atrás da líder e chegou a acreditar na vitória. "Tinha todas as condições para vencer a prova, mas estou feliz com a medalha de prata. Treinei muito em Curitiba, antes dos Jogos Sul-americanos e o resultado foi uma recompensa disso", disse a atleta, em entrevista publicada no site da Federação Paranaense.
O percurso foi de seis voltas pela região central de Medellín. Rosane, que já havia conquistado a quinta colocação na prova de estrada contra o relógio, ficou satisfeita com seu desempenho nos Jogos. "Foi um bom Sul-americano. Na primeira prova que corri, senti um pouco a altitude e não fui tão bem como poderia. Mas, depois de um período de treinamentos aqui, me adaptei melhor e consegui a medalha que eu pretendia", explicou a atleta de 33 anos.
Davi Romeo conquista bronze na prova contra o relógio
O ciclista paranaense Davi Romeo fez história neste domingo (21) no Velódromo de Medellín. Na prova contra-relógio, o brasileiro marcou o tempo de 1min5seg656 e conquistou a inédita medalha de bronze para o Brasil nos Jogos Sul-americanos. Foi a terceira melhor marca do país em todos os tempos. A Colômbia conquistou a medalha de ouro e a de prata, com Fabian Puerta e Jonathan Marin, respectivamente.
Romeo tem se dedicado nos últimos dois anos a este tipo de prova com o claro objetivo de buscar resultados ainda mais expressivos nas Olimpíadas de 2012, em Londres (Inglaterra).