Estado com notoriedade internacional no automobilismo, o Paraná tem boas chances de não emplacar um único piloto na fase decisiva da Stock Car. A prova deste fim de semana, em Campo Grande, é a última esperança para que algum piloto do estado figure entre os 10 mais bem colocados que irão aos playoffs e disputarão o cobiçado título da temporada. Se depender da matemática, uma classificação será uma verdadeira zebra.
Com 32 pontos e na 15ª posição do campeonato, Ricardo Sperafico tem 5,9% de chances de classificação. A probabilidade poderia ser maior, não fosse a quebra no Rio de Janeiro, na etapa passada. O próprio piloto sabe que a situação é difícil, por isso conta com o trabalho árduo e uma pitada de sorte para conseguir a vaga na fase final da Stock.
"Preciso andar bem em Campo Grande, só não sei como o carro estará na corrida. Tenho que acreditar porque os números me dão está condição e na Stock é possível sonhar até o fim. O meu problema foi na prova passada, ao não pontuar o pessoal da frente se desgarrou um pouco. Conheço bem a pista, espero tirar alguma vantagem disso", disse Sperafico, por telefone, à Gazeta do Povo.
Já os demais paranaenses envolvidos nesta esperança de classificação Lico Kaesemodel, Alceu Feldmann e Ricardo Zonta possuem chances na casa de 1%. Assim como Sperafico, o foco de todos, por mais improvável que seja, está na pole position neste sábado (que dá um ponto) e na vitória na corrida de domingo, às 11h (com transmissão da RPC TV).
"A esperança é a última que morre. As minhas chances são bem remotas, mas vamos tentar até o fim. Tudo vai depender do acerto do carro, estamos em uma evolução boa, tenho que ter fé e partir para a frente, principalmente na classificação", comentou Kaesemodel. "Sabemos das dificuldades, mas eu sempre entro na pista pensando em ganhar a corrida. Então, minha expectativa maior agora é vencer a prova. Se der tudo certo e eu entrar no playoff, vou ficar muito satisfeito", disse Zonta.
Já Alceu Feldmann ainda sonha norteado pelo resultado do ano passado. O piloto só se classificou para os playoffs da Stock Car na última prova da fase classificatória, o que o faz ter esperanças de que a sorte lhe sorria novamente.