Um desafio vai marcar as estradas paranaenses a partir desta quinta-feira até domingo. O paratleta Ezequiel Eli Pinheiro Rosa, 35 anos, quer completar os 390 quilômetros de Londrina até Curitiba em quadro dias, na sua cadeira de rodas. Ezequiel vai sair do centro de Londrina, nesta quinta-feira às 9 horas e marcou a chegada para as 15h30 de domingo, no parque Barigüi, em Curitiba.
O paratleta percorrerá 100 quilômetros por dia, só parando para comer e dormir. Ezequiel Rosa, atual recordista brasileiro em maratona na sua categoria, já foi apoiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, gerenciado pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Agora, com o desafio de percorrer o trajeto de Londrina e Curitiba quer conseguir mais patrocinadores para continuar treinando.
"Tenho chance de ser qualificado para a seleção brasileira nas provas de pista de 100, 200 e 400 metros, nas quais tenho bom tempo", diz. A seletiva para os campeonatos mundiais ocorre ainda neste semestre. O paratleta decidiu fazer este trajeto de cadeira de rodas em março passado, mas só agora conseguiu agendar uma data com a Polícia Rodoviária Estadual, que liberou um batedor para acompanhá-lo nos quatro dias de percurso.
O cadeirante terá também a companhia de um irmão, que é técnico da modalidade, que levará material de reposição da cadeira, comida e água. Ezequiel Rosa, que mora em Curitiba, treina todos os dias. Percorre de 35 a 40 quilômetros com sua cadeira de rodas. O paratleta trabalha como telefonista em um colégio da capital paranaense.