A relação entre Coritiba e L.A. Sports irá mudar em 2011. A empresa, dona de um bom quinhão de atletas dentro do clube, não pretende mais colaborar financeiramente. "A parceria será menos abrangente", confirma o advogado Luiz Alberto Martins de Oliveira, responsável pela agência especializada em futebol, que mantém também uma espécie de cogestão com o Avaí, de Santa Catarina antes, por cerca de cinco anos, a L.A. colaborou com o Paraná.
Para se ter uma dimensão do atual relacionamento, Rafinha, Leonardo, Léo Gago e Marcos Paulo, as joias da coroa da galeria de atletas da L.A. no Coxa, foram responsáveis por 25 dos 60 gols (41,6%) que o clube marcou nesta campanha de retorno à elite do futebol brasileiro. Números que fizeram Vilson Ribeiro de Andrade, vice-presidente alviverde, enaltecer o acordo. "Tem sido muito positivo", disse ele.
Por "menos abrangente" leia-se que o novo casamento não envolverá dinheiro. "Até porque o Coritiba, na Série A, não irá mais precisar, tenho certeza", explica o empresário.
Luiz Alberto conta que a L.A. assumiu nesta temporada o pagamento das luvas (espécie de gratificação acertada no momento em que o contrato é assinado) do meia Rafinha e de parte do salário do volante Andrade, indicação do técnico Ney Franco que chegou ao Alto da Glória no começo deste ano. O empresário preferiu não revelar valores, mas a Gazeta do Povo apurou que o crédito da L.A. apenas em relação à negociação de Rafinha é de R$ 150 mil. "Ficamos combinados que no momento em que houver uma venda, tudo será acertado", diz Luiz Alberto.
"Fio do bigode" que não existirá mais na próxima temporada. O empresário já programou um período sabático para o primeiro semestre do ano que vem. Irá viajar pela Europa visitando clubes. Quer se desligar até mesmo do Avaí, com quem possui uma parceria ainda mais estreita. "Só fico se o time cair para a Segunda Divisão. Aí é uma questão de honra recolocá-lo no seu devido lugar", ressalta.
Em relação ao Coritiba, promete seguir como um colaborador. Podendo, e se houver interesse, manterá o atual grupo no Alviverde apenas o vínculo de Marcos Paulo não termina após a definição da Série B. Há, ainda, o indicativo de que outras peças podem desembarcar no Couto Pereira, casos de Eltinho, Vandinho e Davi, que já receberam sondagens do clube. Negociações que dependem do treinador que substituirá Ney Franco o nome será divulgado na próxima segunda-feira. "Não tenho dúvidas de que se trata de um grande parceiro", elogia Ribeiro de Andrade, sem entrar em detalhes sobre o futuro.