Com o empate em 0 a 0 diante do Japão neste sábado (14), a África do Sul manteve um retrospecto ofensivo risível. Nas últimas seis partidas, marcou apenas um gol, contra Madagascar, ainda sob o comando de Joel Santana. Carlos Alberto Parreira, que reestreou no comando dos Bafana Bafana contra os japoneses, atribuiu as dificuldades aos problemas físicos de seus jogadores e pediu paciência. Segundo ele, o time só tem a evoluir até a Copa do Mundo.
"Deus fez o mundo em sete dias, nós não vamos consertar todos os problemas em apenas três. Nossos principais jogadores não estão em sua melhor forma, tiveram problemas físicos, e é natural que sintam isso em campo. Mas estamos em um novo começo e com o tempo os Bafana Bafana vão melhorar, melhorar e melhorar", prometeu.
Parreira aposta muito nos períodos de treinamento que terá no ano que vem, principalmente nos meses que passará no Brasil e na Alemanha. Ele acredita que o tempo será suficiente para recuperar jogadores como o atacante Benni McCarthy, que não esteve bem contra o Japão.
"Benni chegou fora de forma, porque não tem jogado por seu clube, e sentiu um pouco o jogo. Também estava muito tempo fora da seleção e tudo isso contribui para uma atuação ainda abaixo do que ele pode produzir. Mas é um jogador de alto nível, que pode nos ser muito útil. Teremos tempo para colocá-lo em forma e tenho certeza de que ele vai crescer muito, assim como todo o time", explicou o técnico, sugerindo que McCarthy troque o Blackburn, da Inglaterra, por outro clube para ter mais chances de jogar.
Bem-humorado, Parreira também elogiou a seleção japonesa e disse que o resultado não foi de todo ruim, porque ao menos revelou "o espírito positivo da seleção". Ainda assim, admitiu que há muito o que evoluir até o Mundial.
"Precisamos encontrar um companheiro de ataque ideal para o Benni, arrumar mais um meia, melhorar a saída de bola e fazer os laterais apoiarem mais", listou. "Temos muito trabalho pela frente e as melhorias só virão com o tempo. Mas já senti um time mais confiante contra o Japão", analisou.
Nesta terça-feira (17), a África do Sul volta a campo contra a Jamaica, em Bloemfontein.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula