Rio (AE) De indesejado a necessário. Assim está sendo considerado o amistoso da seleção brasileira contra a Croácia, dia 17, em Split. A partida ganhou em importância, principalmente, porque o técnico do Brasil, Carlos Alberto Parreira que hoje convoca o grupo escolherá os substitutos do meia Ronaldinho Gaúcho e do zagueiro Roque Júnior, que cumprirão suspensão automática contra o Chile, dia 4 de setembro, pelas Eliminatórias.
Parreira recorreu à escassez do tempo para treinamentos como argumento para validar o amistoso, já que poderá reunir o elenco. Também frisou que os croatas serão um excelente teste para a seleção, já que lideram o grupo 8 das Eliminatórias Européias para a Copa, com 16 pontos seguidos por Suécia (15), Hungria (10), Bulgária (8), Islândia (4) e Malta (1).
"A Croácia praticamente já está na Copa e tem bons jogadores. E o campeonato deles já começou, o que contribuirá para um amistoso de alto nível", destacou o técnico da seleção.
Mas, para escolher os atletas, Parreira teve várias dificuldades pelo fato de várias equipes européias estarem em pré-temporada. Outras, só voltaram a treinar na semana passada. Por isso, a lista poderá contar com a presença de alguns atletas que não estiveram nos últimos jogos.
Parreira já deixou claro quem são os jogadores que disputam quatro vagas na zaga: Juan, Lúcio, Luisão, Alex e Cris. No meio-de-campo, Alex, Júlio Batista e Elano são alguns dos nomes que podem ser beneficiados com a ausência de Ronaldinho Gaúcho.
Em seguida, falou dos problemas para a convocação, que, ao menos, possibilitará ao torcedor brasileiro ver o retorno do artilheiro Ronaldo, do Real Madrid, após o pedido de dispensa da Copa das Confederações. "Levaremos a melhor seleção disponível no momento", disse Parreira.