A russa Anastasia Pavlyuchenkova, cabeça de chave número 2, venceu na noite de domingo (6) a sérvia Jelena Jankovic, primeira pré-classificada, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/2 e 6/3 em 2 horas e 2 minutos, e faturou o bicampeonato do Torneio de Monterrey, no norte do México, realizado em quadras rápidas e que distribui US$ 220 mil em prêmios.
Jankovic começou bem a final, em busca do seu 13º título em um torneio de nível WTA, mas passou a cometer muitos erros no segundo set, e Pavlyuchenkova, que buscava o terceiro troféu da sua carreira manteve uma regularidade, passando a dominar o confronto.
A russa quebrou o serviço de Jankovic no sétimo game do terceiro set para fazer 4/3. Em seguida, confirmou o seu saque e voltou a obter uma quebra no último game, no qual Jankovic cometeu uma dupla falta, para conquistar o seu título.
Pavlyuchenkova ganhou da sérvia nos dois confrontos diretos que tiveram e venceu na sua carreira as dez partidas que disputou no Torneio de Monterrey. Além disso, triunfou nas três finais que participou na sua carreira, sendo duas na cidade do norte do México e uma em Istambul.
"No ano passado disse que foi especial para mim, mas este também foi muito, talvez mais", disse Pavlyuchenkova. "No ano passado, o público fez o possível para eu ganhar e este ano também".