VÍDEO: Confira alguns vídeos da 7ª etapa do Circuito Paranaense
O balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, recebe neste fim de semana a 8ª e penúltima etapa do Circuito Paranaense Bogan Sumatra Open de Bodydoard. A previsão é de que cerca de 100 atletas participem das baterias, que serão realizadas no sábado (15) e domingo (16), com previsão de tempo nublado e ondas de até 1 metro e meio de altura.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, podem ocorrer pancadas de chuvas nas tardes de sábado (15) e domingo (16). "Esperamos que não chova, pois na última etapa aconteceu e quase atrapalhou as disputas. Mas, por outro lado, com o tempo instável teremos garantia de boas ondas", disse Stéfano Triska, presidente da Federação Paranaense de Bodyboarding, por telefone, à Gazeta do Povo Online.
Mil pontos estarão em disputa nesta etapa. Ao final do Circuito, os quatro piores resultados de cada atleta serão descartados e quem tiver maior pontuação fica com o título.
A disputa tem ficado mais acirrada a cada etapa. No feminino, Guta Borges lidera a disputa com 4.268 pontos, seguida por Pérola de Souza (4.133) e Maria Alice Sabóia (3.643). No masculino o líder é Sanderson Trevisan, que tem 3.735 pontos. O segundo colocado é Giovane Ferreira (3.265) e o terceiro é Thiago Ribas (2.910), todos com chance de conquistar o título da temporada.
Campeonato prestigiado
Além dos atletas locais, bodyboarders de outras praças também irão participar das disputas deste fim de semana. O catarinense Eder Luciano (1.500 pontos no ranking), campeão do Circuito Europeu do esporte e vencedor da 7ª etapa do Paranaense, confirmou presença na disputa. Apesar de uma chance remota de ser campeão (afinal só estão em disputa 2 mil pontos), ele promete esquentar a briga dos favoritos.
No feminino, a novidade fica por conta da presença da paranaense Lorraine Lima que atualmente mora e treina no Rio de Janeiro. "A chegada da atleta Lorraine será decisiva para o evento. Ela vem direto do ISA Games em Portugal e do Mundial na Venezuela e está totalmente preparada para as ondas de Praia de Leste, local onde deu início a sua carreira. Ela vem com gás e mexe com as outras competidoras", disse.
A presença de atletas de outros estados tem qualificado as disputas paranaenses. Para Triska, quem ganha são os atletas amadores e profissionais do estado. "A vinda desse pessoal aumenta o nível técnico da nossa competição. O pessoal daqui fica meio mordido e se esforça ainda mais para conquistar as vitórias". O presidente da Federação só lamenta a falta de apoio e incentivo ao esporte no estado. "Se tivéssemos mais apoio financeiro, poderíamos qualificar e profissionalizar nosso esporte aqui no Paraná".
Maratona Ecológica
No sábado (15) será realizada mais uma edição da Maratona Ecológica "Nossa Praia é Limpeza", organizada pela Força Verde. A ação faz parte do projeto "A Onda Agora é Preservar", que é uma parceria entre a FPB e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Grupos de crianças irão competir para ver quem consegue coletar mais lixo reciclável das praias paranaenses.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Deixe sua opinião