Primeiro lugar é o melhor resultado sempre, certo? Nem sempre. Com um regulamento que antecipa confrontos de favoritos, o Mundial de Vôlei, na Itália, vê uma insatisfação crescente das equipes. Afinal, o sistema de disputa faz com que os derrotados sigam para as próximas fases em situação mais favorável que os vencedores à exceção do país anfitrião.
Ontem, a seleção brasileira soltou o verbo. "O jogo amanhã [hoje] vai ser ridículo. A gente querendo perder e eles fazendo de tudo para não vencer. Isso é um assassinato do vôlei. Não pode um Campeonato Mundial ter um regulamento de m... como esse, que coloca Irã, Egito e Japão para favorecer uma tricampeã [a Itália]", afirmou o ponteiro Giba.
Hoje, o Brasil enfrenta a Bulgária em Ancona, a partir das 16 horas. Jogo que, teoricamente, seria para definir o 1.º colocado no grupo N. Na prática, a vice-liderança na chave garantirá um caminho mais tranquilo. Afinal, se vencer, a equipe brasileira enfrenta na última fase de grupos o primeiro colocado do Grupo I (Rússia ou Espanha) e o segundo da chave H (Cuba ou Sérvia) em Florença.
Caso perca, joga contra o primeiro do Grupo L (EUA ou República Tcheca) e o segundo do G (provavelmente a Alemanha), em Roma, onde serão disputadas as semifinais e a final. Uma chave teoricamente mais fácil, com menos viagens algo essencial no meio desta maratona.
"O jogo contra a Bulgária vai ser ridículo. Por mim, ficava no hotel. Tirava zerinho ou um para ver quem avança em primeiro", afirmou o meio de rede Rodrigão.
Após saber da incrível virada da Espanha sobre a Rússia (3 sets a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0), ontem, em jogo que tirou a invencibilidade de um dos favoritos ao título, Rodrigão voltou a protestar. Desta vez em seu perfil no microblog Twitter: "Espanha ganhar da Rússia? EUA perdem para República Tcheca? Amanhã no nosso jogo quem perde se dá bem? Porque tudo isso?" postou.
O favorecimento aos italianos foi destacado pelo levantador Bruninho. "A fórmula é ridícula e beneficia a Itália em todas as hipóteses. Eles estão fazendo de tudo para dificultar a nossa vida! Não só nos nos jogos, mas não deixando nossa equipe viajar logo após a partida para tentar ganhar horas de descanso", postou em sua página no Twitter.
"É um campeonato mal construído. Fizeram uma fórmula que faz o perdedor cair em uma chave mais fácil. Vamos entrar com o time base contra a Bulgária, sem expor nenhum jogador", afirmou o técnico Bernardinho, assegurando que o time jogará para vencer. Mas que vai poupar atletas.
Os sérvios, também favoritos, cogitaram perder para a Polônia na primeira fase, visando a um grupo mais fácil na etapa seguinte. "Antes do jogo, enfrentamos um sério dilema, mas aí decidimos jogar para vencer ", falou o capitão sérvio Nikola Grbic. Ainda assim, não conseguiram evitar a derrota.
Ao vivo
Brasil x Bulgária, às 16 horas, no SporTV
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Barroso defende despesa do Judiciário e OAB se queixa de restrição a sustentações orais
Deixe sua opinião