• Carregando...

Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei. O Barcelona ganhou tudo na temporada 2008/2009. Ou melhor, seu avassalador ataque ganhou. Obra do jovem técnico Josep Guardiola, debutando na função, que apostou no trio ofensivo Messi, Eto’o e Henry.

Um esquema que está se tornando moda na Europa, mas com os atacantes ajudando a marcar. Os três do Barcelona também tinham essa responsabilidade, embora não voltem tanto como Ronaldo e Rooney, do Manchester, por exemplo. Isso deixa o time mais vulnerável. Porém o ataque compensou com sobras. Foram 158 gols marcados e 56 sofridos em 63 jogos.

O abastecimento esteve a cargo da dupla Xavi e Iniesta, que criam tão bem quanto marcam. Junto a eles no meio de campo, Touré, mais defensivo – com os desfalques na reta final, ele acabou recuado para atuar como zagueiro e Busquets assumiu a função. Logo atrás, uma linha de quatro defensores.

Um 4–3–3 simétrico no papel, mas com variações importantes. Touré recuou muitas vezes para os laterais, principalmente o brasileiro Daniel Alves, apoiarem. Na final da Liga dos Campeões contra o Manchester, o baixinho Messi jogou pelo meio do ataque. Mas o próximo melhor do mundo tirou de letra o congestionamento do setor e e ainda marcou seu 38º gol na temporada.

* * * * * *

Gênio

Muricy Ramalho

Voltando ao 3–5–2, o técnico mandou Hernanes, Jorge Wagner e Dagoberto para o banco do São Paulo e escalou Marlos no meio. Meteu 3 a 0 no Cruzeiro, que quatro dias antes o havia vencido.

Professor Pardal

Vanderlei Luxemburgo

Em quatro dias, o treinador viu o Palmeiras ceder dois empates após estar ganhando: 1 a 1 com o Nacional-URU, pela Libertadores, e 2 a 2 com o Barueri, pelo Brasileiro.

Operário-padrão

Madson

Com um fôlego invejável, o santista volta a todo momento para ajudar a marcar. Como meia ou segundo atacante, se movimenta constantemente para confundir os adversários.

Peladeiro

Maicon

O atacante do Fluminense estava na área para ajudar a defesa a segurar o 1 a 0 contra o Náutico. Mas brincou onde não devia, perdeu a bola e cometeu o pênalti que determinou o empate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]