• Carregando...
Foto do leitor | Giles Balbinotti
Foto do leitor| Foto: Giles Balbinotti

O piloto paranaense Rodrigo Sperafico coroou um fim de semana perfeito ao vencer de ponta a ponta a segunda etapa da Stock Car V8 da temporada 2007, ontem, no Autódromo Internacional de Curitiba. Iluminado, o toledense de 27 anos, que está desde 2004 na principal categoria do automobilismo brasileiro, quebrou três tabus em dois dias e assumiu a liderança isolada do campeonato com 31 pontos.

No sábado, Sperafico conseguiu a primeira pole position na V8 (com 1min22s897). Mas o melhor veio ontem, quando, após 32 voltas (em 47min16s012), sentiu pela primeira vez o gosto de ser saudado pela bandeira quadriculada e, de quebra, ainda acabou com um jejum de 16 anos sem vitórias de um paranaense correndo "em casa", levantando o público de 39 mil fãs da velocidade que compareceram ao autódromo. A última vitória de um paranaense em provas da Stock Car em Curitiba tinha sido em 1991, quando o cascavelense Ângelo Giombelli, em dupla com Ingo Hoffman (o maior campeão da Stock, que ainda está na ativa), venceu a corrida na capital do Paraná.

A corrida de ontem foi marcada pelo equilíbrio e pela adaptação dos pilotos às inovações introduzidas na categoria na atual temporada, como os pneus nacionais e a possibilidade de utilização em até 18 segundos da prova do nitro, que aumenta em 10% a potência dos motores. Demonstrando ter assimilado bem as mudanças nesse início de campeonato, o paranaense (que ano passado terminou a competição na nona colocação) da Biosintética Action Power suportou bem a pressão do grupo que seguia à sua cola e liderou a prova com seu carro número 19 do início ao fim.

Contudo, se o primeiro lugar de Sperafico não chegou a ser muito ameaçado, a briga pelas outras colocações no pódio concentrou as maiores emoções da corrida. O grupo que largou da segunda à sexta posição – formado, respectivamente, pelo paulista Thiago Camilo, o paranaense Ricardo Zonta, os cariocas Cacá Bueno e Duda Pamplona e o paulista Allam Khodair – correu muito próximo um do outro e alternou posições do terceiro ao sexto lugar. A cinco minutos do fim da corrida, Zonta (que disputou sua primeira prova na Stock), então quarto colocado, perdeu o controle do carro na entrada da curva em "S" e tocou na traseira do Mitsubishi pilotado por Cacá Bueno, justamente no momento em que o ca-rioca se preparava para dar o bote em Thiago Camilo, o segundo. Cacá não voltou e Zonta ainda deu mais uma volta. Com o caminho livre, Khodair, que vinha em quinto, ganhou "de presente" o terceiro lugar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]