Nascido em 19 de abril de 1981 no município de Jandaia do Sul, na região Norte do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior é mais conhecido pelo apelido Ratinho Júnior. A alcunha se deve ao pai Carlos Roberto Massa, o apresentador televisivo e empresário Ratinho. A mudança da família para Curitiba aconteceu aos três anos de idade, quando o pai buscava novas oportunidades profissionais na capital.
Leia o que Ratinho Junior disse na série de sabatinas da Gazeta do Povo com os candidatos a prefeito
Ratinho Júnior se formou em Marketing e Propaganda na Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) em 2004 e concluiu a pós-graduação em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília (UCB) no ano passado. Ele possui ainda dois cursos de especialização pela Universidade Complutense, de Madri, na Espanha, e mais um curso na Universidad de Havana, Cuba.
No campo profissional, Ratinho já foi diretor das empresas do pai e trabalhou como comunicador. Ele apresentava o programa "Microfone Aberto", na Rádio Massa FM, e o programa "Direto de Brasília", na Rede Massa de Televisão, dos quais se afastou por conta da legislação eleitoral.
O ingresso na política se deu em 2001, quando se filiou ao PSB, partido do qual foi vice-presidente do diretório de Curitiba por três anos. Em 2002 disputou sua primeira eleição, concorrendo a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Não apenas se elegeu como foi o deputado estadual mais votado, com quase 190 mil votos. Em 2006 decidiu candidatar-se à Câmara Federal, dessa vez pelo PPS, sendo eleito mais uma vez com uma votação expressiva: 205,2 mil votos, a segunda maior no estado.
Quatro anos depois Ratinho foi reeleito quebrando um recorde: com quase 360 mil votos, obteve a maior votação da história para um deputado federal no Paraná. Na oportunidade ele já estava no PSC, sigla na qual permanece até hoje. Na Câmara Federal chegou a ser apontado por dois anos como o parlamentar paranaense que mais apresentou projetos de lei. Desde 2007 foram 45 ao todo. Além das proposições apresentadas, seu currículo inclui o posto de relator da Medida Provisória que criou o Fundo de Financiamento à Exportação e o de titular da Comissão de Ciência e Tecnologia.
Deixe sua opinião