Nascido em 19 de abril de 1981 no município de Jandaia do Sul, na região Norte do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior é mais conhecido pelo apelido Ratinho Júnior. A alcunha se deve ao pai Carlos Roberto Massa, o apresentador televisivo e empresário Ratinho. A mudança da família para Curitiba aconteceu aos três anos de idade, quando o pai buscava novas oportunidades profissionais na capital.
Leia o que Ratinho Junior disse na série de sabatinas da Gazeta do Povo com os candidatos a prefeito
Ratinho Júnior se formou em Marketing e Propaganda na Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) em 2004 e concluiu a pós-graduação em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília (UCB) no ano passado. Ele possui ainda dois cursos de especialização pela Universidade Complutense, de Madri, na Espanha, e mais um curso na Universidad de Havana, Cuba.
No campo profissional, Ratinho já foi diretor das empresas do pai e trabalhou como comunicador. Ele apresentava o programa "Microfone Aberto", na Rádio Massa FM, e o programa "Direto de Brasília", na Rede Massa de Televisão, dos quais se afastou por conta da legislação eleitoral.
O ingresso na política se deu em 2001, quando se filiou ao PSB, partido do qual foi vice-presidente do diretório de Curitiba por três anos. Em 2002 disputou sua primeira eleição, concorrendo a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Não apenas se elegeu como foi o deputado estadual mais votado, com quase 190 mil votos. Em 2006 decidiu candidatar-se à Câmara Federal, dessa vez pelo PPS, sendo eleito mais uma vez com uma votação expressiva: 205,2 mil votos, a segunda maior no estado.
Quatro anos depois Ratinho foi reeleito quebrando um recorde: com quase 360 mil votos, obteve a maior votação da história para um deputado federal no Paraná. Na oportunidade ele já estava no PSC, sigla na qual permanece até hoje. Na Câmara Federal chegou a ser apontado por dois anos como o parlamentar paranaense que mais apresentou projetos de lei. Desde 2007 foram 45 ao todo. Além das proposições apresentadas, seu currículo inclui o posto de relator da Medida Provisória que criou o Fundo de Financiamento à Exportação e o de titular da Comissão de Ciência e Tecnologia.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana