O Coritiba apresentou, na noite de segunda-fera (11) o calendário de comemoração dos 100 anos do clube que será celebrado em 2009. O evento teve a presença do ministro dos esportes, Orlando Silva e do prefeito de Curitiba, Beto Richa. Time forte, estádio novo e muitas comemorações são algumas das promessas. Entre as novidades, uma vinda do passado. Pesquisadores descobriram o primeiro escudo do clube, como revela, em entrevista à Gazeta do Povo Online , Eduardo Jaime, diretor de marketing do Coritiba.
"Um grupo de pesquisadores descobriu o primeiro escudo do Coritiba, usado no início do século passado", contou, lembrando que os detalhes sobre a programação comemorativa aos 100 anos do Coritiba estará disponível no site coxa100anos.com.br.
O trabalho desenvolvido pelo grupo Helênicos desvendou o primeiro escudo do Coritiba, usado no início do século passado. De acordo com o site oficial, a descoberta de 2006 foi guardada em segredo e agora revelada, no início das comemorações do centenário alviverde.
"Ao pesquisar em um álbum da família Hauer, achei uma foto muito antiga, com um grupo de rapazes sentados em cadeiras, usando camisa branca com um escudo desconhecido", revela Guilherme Straube, integrante do grupo Helênicos.
Sílvio Gonzaga, pesquisador e especialista em identificar atletas das primeiras décadas do clube, reconheceu todos os atletas, indicando ser aquela uma foto de um grupo coritibano.
O grupo concluiu então que o escudo havia sido utilizado pelo Coxa em 1912, em partida com o Internacional, no Jockey Club do Prado Velho. Não existem registros que confirmem a data exata da troca do símbolo. No entanto, na conquista do primeiro título Paranaense, em 1916, a camisa usada já apresentava o globo simbólico.
Festa sim, mas sem esquecer a bola
Além da ala política, parceiros do clube, sócios e convidados do meio esportivo participaram do evento realizado numa casa de festa de Curitiba.
Apresentado pela jornalista Renata Fan, o clube anunciou que esticará as festividades dos 100 anos para o litoral paranaense. "Vamos montar uma Arena de 500m² em Caiobá. No local, teremos atividades esportivas, loja com produtos do clube e promoções para o sócio que estiver no litoral", revelou Eduardo Jaime.
Além disso, o lançamento de livros e videos comemorativos serão destaques em 2009. Dentro de campo, a diretoria promete a manutenção da base da equipe campeã parananense e que disputou o Brasileiro.
"O clube tem um planejamento cuidadoso para o ano do centenário. Não vamos descuidar no quesito resultado em campo. Uma coisa puxa a outra", lembra o diretor de marketing, preocupado com a situação vivida pelo Atlético-MG, que passou o ano do centenário, completado em 2008, sem ter o que comemorar.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura