O nome do americano Michael Phelps já está eternizado na história dos Jogos Olímpicos como o maior medalhista de todos os tempos e, neste sábado (04), ele decretou o fim de uma carreira vitoriosa em Olimpíadas ao entrar na piscina para nadar o revezamento 4x100 medley. O desfecho não poderia ser outro: vitória e ouro.
Phelps já havia dando adeus a provas individuais , quando disputou e ganhou o ouro nos 100 m borboleta. Desta vez, ele entrou na água ao lado de Nathan Adrian, Matt Grevers e Brendan Hasen. Juntos, venceram a prova.
Os americanos dividiram a liderança da prova o tempo todo com os japoneses - que chegaram a liderar com Kosuke Kitajima nadando peito. Apenas no metros finais do borboleta, Phelps (o 3.º a cair na água) entregou alguns metros na frente para Nathan Adrian fechar o revezamento.
Adrian não só fechou como abriu mais de um corpo de vantagem em relação ao japonês Takuro Fujii e ganhou o ouro para os Estados Unidos, com o tempo de 3min29s35 (a um centésimo do recorde olímpico). O Japão ficou com a prata e a Austrália completou o pódio, com o bronze.
Com 27 anos, Michael Phelps encerra sua história nas piscinas olímpicas com 22 medalhas: 18 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze em três edições disputadas.
Feminino
No revezamento 4x100m medley feminino a equipe dos EUA também ficou com o ouro e bateu o recorde mundial da prova, com 3min52s05. A prata foi para a Austrália e o bronze para o Japão.
Deixe sua opinião