A etapa de Salvador, em 2009, foi a primeira corrida de rua da história da Stock Car. Como toda novidade, o circuito teve pontos positivos, como o público de 47 mil espectadores, e contou também com quesitos negativos, como a falta de pontos de ultrapassagens. Para melhorar a etapa de 2010, foram feitas mudanças no traçado de 2,9 km, como o alargamento de alguns trechos que melhorará a dinâmica da etapa e a tornará ainda mais competitiva.
"As mudanças irão beneficiar o público com mais disputas e ultrapassagens. O alargamento da pista de Salvador em pontos estratégicos com certeza irá permitir uma prova mais emocionante. Estou certo de que o panorama será bem diferente do que o ano passado afirmou Átila Abreu, líder da temporada, com 94 pontos.
Mesmo sem terem andado no novo traçado, a maioria dos pilotos entrou em um consenso e afirma que as mudanças ajudarão a aumentar ainda mais a segurança e a emoção durante a prova da Bahia.
"As mudanças com certeza poderão contribuir para uma corrida bem disputada. O mais importante é a organização estar pensando em melhorar a segurança e também em promover uma prova de rua onde as disputas possam acontecer com um dinamismo próximo ao das provas disputadas em autódromos," disse Nonô Figueiredo, piloto da Boettger Competições.
Júlio Campos terá sua primeira experiência com o circuito de rua de Salvador. O piloto da JF Racing não participou da etapa no ano passado, mas também apoia as mudanças no traçado.
"Eu não corri ano passado em Salvador, mas com certeza o maior espaço da pista vai ajudar bastante nas ultrapassagens," declarou.
O piloto da RZ Corinthians Motorsport, Ricardo Zonta, também faz coro aos companheiros de profissão no apoio às novidades na pista. Mesmo assim, o paranaense afirma que só poderá dar uma opinião concreta após andar na pista.
"Essas mudanças vão melhorar a qualidade do espetáculo. A segunda vez de uma corrida de rua é sempre melhor. A organização aprende com os erros e aperfeiçoa o que já está bom. Mas só terei opiniões definitivas entre quinta e sexta, depois de andar a pé e treinar com o meu carro," ressaltou.
O paulista Allam Khodair, piloto da Full Time, também pensa como Zonta e acha que a experiência conquistada no ano passado fará diferença no traçado deste ano.
"Basicamente é a evolução concretizada da experiência do ano passado.Beneficiando tanto a segurança como as ultrapassagens e o prazer do piloto e do público. É bom para o espetáculo," comentou.
Após quase três meses de folgas forçadas, os pilotos entram na pista novamente. A etapa de Salvador, que acontece no Centro Administrativo da Bahia (CAB), acontece no próximo dia 15 de agosto.
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