O paranaense Davi Romeo, quarto colocado no ranking brasileiro, é um dos destaques do Campeonato Paranaense de Ciclismo de Pista, a partir de hoje, no velódromo do Jardim Botânico, em Curitiba.
Detentor do recorde brasileiro do quilômetro contra o relógio (1min4s754), alcançado em 2009, na Cidade do México, o ciclista espera se destacar na capital paranaense e somar pontos no ranking nacional. "Fiquei fora da etapa do Brasileiro realizada no Rio de Janeiro, em março, por questões burocráticas. Agora preciso somar pontos para ficar perto de uma vaga na Copa do Mundo, que dá acesso ao Mundial de Ciclismo", explica o atleta, 23 anos, da equipe GF Ciclismo.
Além da prova do quilômetro, Romeu está inscrito nos 200 metros, kerin (prova na qual seis ciclistas perseguem uma moto, sem poder ultrapassá-la) e velocidade por equipe. "Espero fazer bons tempos e até, quem sabe, bater recordes. Mas a pista de Curitiba está um pouco judiada, vamos ver o que dá para fazer."
Segundo a organizadora da prova, Mônica Braga, a pista do velódromo do Jardim Botânico é uma das mais utilizadas do Brasil, porém uma das que está em pior estado de conservação. "Um contrasenso, mas é o que acontece. Isso ocorre pelo excesso de uso", diz.
Apesar da condição comprometida do piso, ela lembra que a Secretaria do Esporte e Lazer (Smel) da prefeitura de Curitiba tem colaborado para a realização do evento. "A Smel banca a arbitragem, disponibiliza os banheiros químicos e nos auxilia na organização", enumera.
As provas começam hoje e terminam na manhã de domingo. Disputam o Paranaense de Ciclismo atletas federados de todo o Brasil. A competição vale pontos para o Ranking Brasileiro de Pista. No ciclismo de pista, as bicicletas não têm freio e câmbio.
Serviço:
Campeonato Paranaense de Ciclismo de Pista: hoje, a partir das 14 horas; amanhã e domingo, às 8 horas, no velódromo do Jardim Botânico.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo