O sul-africano Oscar Pistorius ficou muito perto de conquistar uma histórica classificação olímpica neste sábado. O corredor, que usa próteses de carbono nas duas pernas, correu abaixo do índice olímpico na prova dos 400 metros em uma competição disputada em Pretória.
Pistorius completou a prova com o tempo de 45s20, abaixo dos 45s30 exigidos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês). O atleta de 25 anos já havia corrido abaixo desta marca no ano passado, quando registrou 45s07 em um meeting na Itália.
O sul-africano, no entanto, ainda não tem vaga garantida na Olimpíada de Londres. Ele precisa correr novamente abaixo do índice, mas desta vez em uma competição internacional, para conquistar a sonhada classificação olímpica, segundo as regras da Federação de Atletismo e do Comitê Olímpico da África do Sul.
Se confirmar a vaga, Pistorius se tornará o primeiro atleta amputado a disputar uma Olimpíada. O corredor, que falhou ao tentar obter o índice para os Jogos de Pequim, em 2008, já havia entrado para a história em 2011 ao ser o primeiro a disputar um Mundial, em Daegu, na Coreia do Sul.
"Estou absolutamente feliz por ter corrido abaixo do índice olímpico hoje. Este é um grande momento para mim", comentou o corredor. "Estava me sentindo muito forte na pista e, quando eu cruzei a linha de chegada e vi o tempo, vivi um momento mágico", celebrou.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião